É fato que hoje em dia as informações são os ativos mais valiosos de uma organização. Isso inclui desde dados dos clientes, recursos de projetos à documentos digitais. Portanto, é primordial ter um processo de segurança da informação devidamente estruturado.

Até porque, o vazamento ou perda de determinadas informações pode ocasionar graves prejuízos à empresa, o que reforça o quão importante é a segurança da informação em centrais de negócios.

Nesse sentido, todos os dados da sua empresa devem ser tratados com absoluto cuidado. E quando se trata de redes e centrais, essa atenção deve ser ainda maior. Principalmente porque vivemos na era da tecnologia, onde o acesso a conteúdos está cada vez mais rápido e facilitado para todos.

Quer entender o quanto que a segurança da informação é importante para a gestão de redes e centrais de negócios? Acompanhe a leitura deste artigo para compreender o quão fundamental é manter a confidencialidade e integridade de informações neste modelo de negócio!

O que é segurança da informação?

Em termos gerais, é tudo o que diz respeito à proteção de sistemas e dados de um determinado indivíduo ou empresa. Neste ponto, o nível de segurança é determinado de acordo com o valor das informações e os potenciais prejuízos causados por seu uso indevido. 

Colocar a segurança da informação em prática, é implementar mecanismos e ferramentas que se fundamentam em princípios como: 

  • Confidencialidade: Apenas pessoas autorizadas devem ter acesso à informação
  • Autenticidade: Todos os dados oriundos de determinada fonte anunciada não devem sofrer mutações ao longo de um processo
  • Integridade: É necessário preservar as características originais da informação e dos métodos de processamento
  • Conformidade: Deve-se garantir que o sistema siga os regulamentos, leis e normas desse tipo de processo
  • Disponibilidade: Apenas os usuários autorizados pelo proprietário da informação podem acessá-la sempre que necessário
  • Irretratabilidade: Impossibilitar a negação da autoria de uma transação feita anteriormente.

Atenção à integridade e disponibilidade dos dados

Quesito básico para a segurança dos dados, a integridade tem a ver com a capacidade de manter as características originais das informações, protegendo-as de alterações acidentais ou mesmo modificações propositais.

Já a disponibilidade precisa garantir que pessoas autorizadas possam acessá-las sempre que precisarem. Isso previne que intrusos ou usuários sem permissão manipulem esses recursos.

Além disso, dados corrompidos e falhas nos dispositivos de armazenamento também podem representar problemas sérios para a empresa. 

Para evitar este tipo de problema, recomenda-se ter uma programação de backups periódicos, alinhado a uma boa solução de armazenamento na nuvem – efetuando uma gestão inteligente de documentos.

Importância da segurança da informação na gestão de redes e centrais de negócios

É essencial prezar pela segurança da informação, caso contrário, podem acontecer prejuízos desagradáveis nas empresas e organizações. Imagine o contratempo e problemas sérios que podem ser causados pelo vazamento de dados em uma central de negócios.

Ou seja, investir em segurança da informação é garantir e apostar em:

Maior proteção para os ativos da empresa 

Independentemente do tamanho da rede ou central de negócio, todos as empresas envolvidas possuem informações sigilosas, que se não receberem os cuidados necessários, podem ficar disponíveis a pessoas que podem fazer mal-uso.

Dentre os documentos que devem ser altamente protegidos, estão os contatos dos clientes, cotações de produtos e serviços, propostas de preços e parcerias com outras empresas, relação de comprovantes e impostos já pagos.

Cumprimento da ética

Todo negócio conta com clientes e parceiros, isso quer dizer que manter seguro os dados de terceiros vai além de simplesmente evitar que essas informações se percam. Manter em segurança os dados de uma organização, é prezar pelo sigilo das informações dos clientes e colaboradores da empresa também.

Então, uma rede ou central de negócios precisa levar muito a sério o compromisso e a ética de guardar com absoluto cuidado as informações que envolvem as negociações sob sua responsabilidade.

Superar a concorrência

Que empresa não quer se destacar perante a concorrência não é mesmo? Pois então, saiba que o nível de confiabilidade e segurança que você oferece aos clientes, é primordial para fazer a organização ter destaque em relação à concorrência. 

Quanto mais segurança melhor, porque assim seu negócio passa aos clientes a certeza de estarem sempre protegidos.

Ações da Plataforma de Gestão da Área Central para garantir a segurança dos dados

A Área Central conta com políticas e boas práticas para garantir a total segurança dos dados utilizados dentro da plataforma de gestão. A seguir, elencamos as principais ações realizadas para manter a integridade de todas as informações.

Base de dados única

Com o objetivo de garantir confidencialidade e disponibilidade dos dados utilizados pela Área Central, cada central possui uma base de dados única, com diferentes níveis de privilégios que podem ser atribuídos aos usuários.

Com isso, é possível definir uma política de acesso de acordo com a necessidade individual de cada rede, evitando visualizações ou mesmo alterações indesejadas nos dados da rede.

Dentre alguns dos mecanismos de segurança utilizados na prevenção de acessos não autorizados aos servidores da Área Central, estão:

  • Firewalls de rede
  • Acesso monitorado aos servidores
  • Monitoramento 24 horas da estrutura
  • Constantes manutenções proativas.

Servidores em nuvem

Os dados das redes e centrais ficam armazenados em bancos de dados rodando em servidores 100% hospedados na nuvem.

Os servidores, por sua vez, ficam em data centers que atendem a padrões internacionais de qualidade, segurança, disponibilidade e confidencialidade de informações.

São gerados diariamente quatro backups dos dados de cada rede ou central e o último de cada mês fica armazenado por um período maior de tempo.

Estes backups possuem réplicas idênticas em três locais físicos distintos, garantindo a resiliência dos dados no caso de um incidente extremo.

Procedimento seguro para o acesso de dados

O acesso aos dados ocorre através da Plataforma de Gestão Área Central. Para o primeiro acesso, o gestor da rede vai receber um e-mail contendo seus dados de acesso.

Depois, o gestor deve definir uma nova senha de acesso para seu usuário e então, estará liberado para cadastrar novos usuários e privilégios de acesso de cada um.

Todo acesso à plataforma requer autenticação e se dá através de conexão criptografada, com registro em log para auditorias futuras, contendo informações de data/hora, usuário autenticado e endereço IP de acesso.

E então?

Neste artigo você conferiu a importância da segurança da informação e a sua relevância para realizar a gestão de redes e centrais de negócios com mais segurança e integridade.

Além disso, pontuamos algumas ações que são realizadas em relação aos dados geridos dentro da Plataforma de Gestão da Área Central, para assim garantir a integridade e segurança de toda e qualquer informação dentro dela.

Se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato conosco! Agora, se você quer conhecer todas as funcionalidades da Plataforma de Gestão da Área Central com mais detalhes, clique abaixo e solicite uma demonstração gratuita!

Solicitar demonstração