A análise de compras é um dos recursos do conceito de inteligência de compras, que se completa com outros, como acordos comerciais e painéis indicadores.

A união destes três fatores é fundamental para que a Central de Negócio possa manter sua alta competitividade e lucratividade. Pois são reflexos de melhores condições de negociação com seus clientes e fornecedores.

Sendo assim, hoje apresentamos a você informações que contribuem com sua gestão, como o recurso de análise de compras da Plataforma de Gestão da Área Central. Com esta funcionalidade, é possível otimizar esta etapa da sua Central de Negócio.

Siga com a leitura e saiba como superar dificuldades e efetuar ajustes que geram melhores preços de compra e venda, possibilitam melhor acesso às finanças para, assim, aprimorar o dia a dia de trabalho deste modelo de negócio com mais tecnologia.

Qual a importância da análise de compras na gestão?

Valores, tributos, condições de pagamentos… Estes são alguns fatores que você precisa acompanhar ao realizar a análise de compras da sua central. E todos estes dados estão presentes em uma única nota fiscal.

Logo, no decorrer das negociações, é necessário reunir e organizar todas estas notas em um só lugar. E esta grande responsabilidade dos profissionais é bastante trabalhosa, pois exige muita atenção.

Afinal, são inúmeras informações e qualquer erro afeta diretamente a inteligência de compras da rede ou central. E elas envolvem muitas empresas e pessoas que integram os ciclos de compra e venda.

Por isso, evite realizar a análise de compras de forma manual. Já que, desta forma, as operações levam mais tempo e implicam em muitas perdas de competitividade e lucratividade.

Foi pensando em todos os riscos envolvidos neste processo, e como eles influenciam na gestão dos negócios, que a Área Central criou o recurso de análise de compras. Vamos conhecê-lo melhor?

Conheça os diferenciais do recurso de análise de compras da Área Central

Nós já apresentamos 11 motivos para você contar com a Plataforma de Gestão da Área Central na gestão do seu negócio.

Agora, vamos falar sobre uma importante funcionalidade que influencia diretamente sua gestão. O recurso de análise de compras da Plataforma de Gestão Área Central foi criado para ajudar a simplificar e agilizar a gestão.

Assim, a Plataforma de Gestão Área Central reúne não só informações sobre as notas fiscais, como vai além, permitindo que você avalie informações referentes a seus fornecedores, produtos e associados. Para isso, conheça a seguir cada um dos módulos do recurso de análise de compras.

Análise de Fornecedor

Este módulo permite identificar diversas informações que influenciam nos processos, como o volume de aquisições e a curva ABC de fornecedores.

Mas um dos grandes diferenciais desta etapa é a possibilidade de analisar a parceria dos fornecedores, por meio do ranking. Nele, você pode filtrar e avaliar quais já atendem ou não aos negócios e, com isso, conquistar mais oportunidades e potenciais parcerias.

Esta ferramenta também oferece a criação de marcadores específicos para acompanhar a jornada de forma personalizada, destacando as informações que você prioriza em suas operações. E neste módulo é possível ainda analisar a concorrência por meio de seus indicadores.

Análise de Produto

Assim como é possível realizar a análise dos fornecedores, o recurso permite o acompanhamento e avaliação de compras, categorizando os produtos dos menos aos mais relevantes.

As informações são disponibilizadas por meio de gráficos, como o referente ao total de compras por categoria, o que facilita a visualização dos resultados.

Aqui também existe a vantagem de analisar as compras mais recentes, quantidades adquiridas, volume real dos produtos, entre outras.

E tudo é encontrado com agilidade, por meio da busca em marcadores, filtragem que permite você escolher a ordem de relevância das informações.

Além disso, com este módulo, você pode acompanhar a evolução do preço de compra das mercadorias da rede ou central, de forma diária, semanal ou mensal.

Análise de Associado

Um dos últimos passos da jornada da análise de compras, mas nem por isso menos importante, é este terceiro módulo.

Aqui, você encontra gráficos com a participação por associado, mapa de capilaridade, curva ABC de associado e também o ranking de acordo com a atuação de cada um.

Todos estes dados permitem o acompanhamento das variações, bem como o conhecimento da quantidade comprada pelo associado que pagou o menor preço, ou ainda da quantidade comprada pelo associado que pagou o maior preço.

Entenda como o recurso de análise de compras influencia em uma boa gestão!

São inúmeras informações na análise de compras e qualquer erro afeta diretamente a inteligência de trabalho da rede.

Como este recurso influencia na gestão?

Com o recurso de análise de compras da Plataforma de Gestão Área Central, você consegue entender com mais facilidade e agilidade o porquê de o mesmo produto sofrer alteração de preço entre várias negociações.

E ainda poderá avaliar qual o fornecedor, condição de pagamento, quantidade de itens a serem adquiridos, entre outros fatores. Tudo isso com informações atualizadas, que agregam mais assertividade às decisões.

Desta forma, a ferramenta permite visualizar estes dados sobre todos os fornecedores, produtos e associados de forma mais fácil e prática, em apenas alguns cliques e com soluções bastante intuitivas.

Vale lembrar que existem mais recursos dentro da Plataforma de Gestão Área Central que contribuem com as operações, como o painel de indicadores, nossos relatórios, entre muitos outros.

Esperamos que nosso conteúdo esclareça todas as suas questões e facilite a sua análise de compras. Além disso, temos mais orientações para você melhorar seus resultados com a gestão de uma Rede ou Central de Negócio.

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