No cenário desafiador que estamos vivendo, muito se fala sobre volatilidade do mercado. Ao pé da letra, este termo define mudanças constantes. Entretanto, nesta leitura vamos além ao explorar este conceito.

Queremos mostrar como os negócios podem se preparar para os momentos de instabilidade. Isso porque, muitos empreendedores têm sido pegos de surpresa por tantas alterações em suas vidas pessoais e profissionais.

A começar pelo comportamento dos clientes, até os impactos dos altos e baixos da economia global: em tempos onde todos buscam recuperar resultados perdidos em meio a tantas oscilações, quem prevê cenários e se prepara, sai na frente!

Siga com o conteúdo para acompanhar as práticas que listamos para ajudar você a enfrentar a volatilidade do mercado!

É possível se preparar para a volatilidade do mercado?

A resposta para esta pergunta é “sim” e sempre será. Afinal, hoje vivemos um momento difícil. Todavia, já houveram muitos outros momentos de volatilidade do mercado no passado, e isso deve voltar a acontecer no futuro.

Estes altos e baixos costumam ser ocasionados por inúmeros fatores. Hoje, o principal motivo é a pandemia, mas ainda existem influências como:

  • Mudanças políticas e de comportamento;
  • Decisões fiscais;
  • Reflexões de acontecimentos internacionais;
  • Tragédias e efeitos climáticos;
  • Alterações no câmbio e na bolsa de valores;
  • Entre outros.

E, conforme muito bem observado pelo Portal InfoMoney, as tomadas de decisão que envolvem finanças costumam ser pautadas em emoções, vivências e medos.

Ou seja, você pode acabar se deixando levar pelo “calor do momento” gerado pela volatilidade do mercado e fazer escolhas erradas para o seu negócio. Desta forma, muitos grupos acabam sendo prejudicados em meio às mudanças.

Lembra do que já mencionamos aqui no blog sobre erros que podem prejudicar as negociações da Rede? Perder o controle das emoções é um erro comum em situações inesperadas. Desta forma, a falta de segurança, raiva ou ansiedade atrapalham o pensamento crítico e prejudicam as estratégias rumo à lucratividade.

Como resolver isso?

A resposta é simples: toda e qualquer compra conjunta deve ser avaliada com base nos cenários atuais e também no futuro dos negócios da Rede ou Central.

Durante um momento de volatilidade do mercado, podem sim surgir boas oportunidades de negociação. Entretanto, também podem aparecer propostas com “vantagens” que, à primeira vista, são muito interessantes, mas se revelam uma péssima ideia após uma avaliação profunda.

E ninguém quer perder dinheiro em momentos difíceis, não é mesmo? Logo, a “bola de cristal” que define o certo ou errado na tomada de decisão ainda não foi inventada…

Mas, é possível se preparar com as práticas que listamos a seguir para lidar melhor com a volatilidade do mercado, baseadas em nossa experiência no mercado e também nas orientações do Sebrae e da Endeavor.

Quanto mais informações você tiver em mãos nesta situação, menos erros terá durante a tomada de decisão.

Reduza gastos de maneira assertiva

Garantir a segurança das finanças em um momento de volatilidade do mercado reflete diretamente na saúde da Rede ou Central. Queda de clientes, inflação, mudanças na importação e exportação… tudo isso pode afetar diretamente a rentabilidade deste modelo de negócio.

Nesta avaliação, você pode acabar encontrando situações que já deveriam ser corrigidas em tempos de estabilidade, como superprodução, estoque excessivo, demora nas operações, logística mal executada, falta de qualidade dos produtos ou até mesmo problemas de comunicação que resultam em erros e, assim, prejuízos.

É fato que os fatores externos vão acabar impactando em seus resultados. Porém, se você se antecipar aos cenários, conseguirá evitar muitas perdas – ou até mesmo eliminá-las de vez do seu futuro!

Para isso, é essencial que você acompanhe todas as despesas e gastos da Rede ou Central. Na hora dos cortes, avalie quais são as fontes de rendimento e tente intensificá-las. Além disso, tente negociar melhores valores e condições de pagamento com os seus fornecedores.

Foque na criação de estratégias assertivas

Tempos de incerteza podem acabar afetando a confiança tanto dos associados, quanto dos gestores. Afinal, ninguém sabe como será o dia de amanhã e as preocupações com o futuro acabam influenciando mentalmente e profissionalmente cada um de nós.

Por isso, crie estratégias que incentivam todos a se manterem de cabeça erguida. Além disso, vale a pena trabalhar uma gestão transparente, que mantenha todos cientes da realidade da Rede ou Central no cenário de volatilidade do mercado.

Mantenha-se atualizado

Inovação é essencial nestes tempos de volatilidade. Não é à toa que estamos vivendo uma intensa transformação digital neste último ano. Pensando nisso, é importante acompanhar tudo o que está acontecendo ao redor, para assim identificar pontos de melhorias e se atualizar.

Para isso, você precisa rever também suas ferramentas de trabalho. Digitalizar processos é uma excelente escolha para agilizar a tomada de decisão e ter em mãos o máximo de informações possíveis para fundamentar os próximos passos.

Então, se você quer aumentar a produtividade mesmo em tempos instáveis, modernize as operações. Tudo o que você precisa saber sobre o assunto está no nosso e-book Como Automatizar a Gestão das Centrais de Negócio.

Tempos de mudança trazem oportunidades!

Precisamos lembrar que crises nem sempre são sinônimo de problemas. Pelo contrário, elas podem trazer consigo muitas oportunidades de negócios. Existem muitas notícias de setores que estão mostrando esse crescimento.

Veja como exemplo o crescimento das compras via e-commerce, que aumentaram em 68% em 2020, registrando mais de 300 milhões de pedidos, conforme noticiado pelo Jornal Extra.

O nosso consultor empresarial Daniel Keller já compartilhou aqui no blog que tempo de crise é tempo de reinventar, você se lembra? E este ensinamento continua valendo para o cenário de volatilidade do mercado.

Sendo assim, processos bem estruturados, planejamento estratégico pensado também para situações que exijam um plano B ou C e associados engajados com o propósito, contribuem para todos passarem pelos obstáculos e seguirem firmes no objetivo, crescendo juntos!

Portanto, se você quer continuar se mantendo atualizado com notícias relacionadas ao mercado de negócios associativos, faça seu cadastro para receber nossa newsletter clicando abaixo!

assinar newsletter