Tudo o que você precisa saber sobre aceleradoras de negócios e como elas vão impactar o crescimento da sua Rede e Central está aqui!

Apresentamos os principais conceitos, exemplos e resultados de empreendedores que já confiaram nos insights compartilhados e aceleraram seus negócios.

Isso porque, também queremos que você vá além com seus resultados, para superar todos os desafios de 2021 e crescer de forma nunca antes vista.

Então, acompanhe neste panorama informações que vão esclarecer dúvidas e ainda comprovar as vantagens que o empreendedorismo encontra ao confiar nas aceleradoras de negócios. Vamos Acelerar?

Entenda as diferenças entre aceleradoras de negócios e incubadoras

Por ser algo muito novo no mercado, é comum haver certas dúvidas sobre o trabalho das aceleradoras de negócios e incubadoras. Desta forma, antes de seguirmos em frente, vamos reforçar cada um destes conceitos. Para isso, consultamos as definições compartilhadas pelo Sebrae.

Então, para melhor compreensão, saiba que aceleradoras de negócios não trabalham focadas em apenas uma necessidade, mas sim em toda a empresa, para que as atividades cresçam de forma mais rápida.

Já as incubadoras apoiam as empresas a superarem alguma necessidade específica. Elas se baseiam em modelos tradicionais de consultoria, ao contrário das aceleradoras de negócios, que se organizam por meio de sessões de mentorias, realizando palestras ou conversas com os empreendedores.

Agora, você sabe qual destes modelos escolher para seu modelo de negócio? Essa decisão varia de acordo com os seus objetivos. Se estamos falando de uma empresa em busca de inovação, com uma estrutura escalável, a escolha ideal é a aceleradora.

O mais importante nesta decisão, conforme orienta o Sebrae, é confiar que tanto o apoio das aceleradoras de negócios, quanto o das incubadoras, vão impulsionar resultados significativos, pois estas estão focadas em trazer insights que refletem em investimentos e rápida expansão.

Grandes nomes já sabem da importância dos insights das aceleradoras de negócios

Você sabe o que são as aceleradoras de negócios e como elas transformam o mercado?

Personalidades famosas e empresas de renome no mercado já entenderam a importância das aceleradoras de negócios. Sendo assim, estão também apoiando outros empresários a ampliarem os resultados de 2021.

Um exemplo destes grandes investidores é o músico e empresário Pharrell Williams, conforme publicado pela Você S/A. Pelo nome, você pode não lembrar dele agora, mas pelo seu hit de sucesso Happy, talvez você se recorde!

Além da carreira artística, Pharrell Williams está acompanhando as tendências do mercado. Pensando nisso, ele lançou uma incubadora chamada Black Ambition. Ela foi criada para premiar startups de empreendedores negros dos Estados Unidos. E, neste projeto, o astro oferece às empresas vencedoras apoio de investidores-anjos e aceleradoras, para que assim as startups avancem ainda mais.

Outro exemplo é o Meli Fund, o fundo de venture capital corporativo do Mercado Livre, conforme publicado pela Revista Exame. Para a organização ter resultados ainda melhores em 2021, também está investindo em startups brasileiras.

Mas, a estratégia não para por aí: os gestores que estão trabalhando nestas questões sabem que muitas das empresas deste modelo cresceram por meio das aceleradoras de negócios. Ou seja: quem acelera, têm mais chances de investimentos e aumenta a competitividade no mercado.

Confira um panorama do mercado para acelerar também em 2021

Pandemia. Esta palavra tem afetado muitos negócios desde o ano passado, e segue presente em nossa realidade neste 2021, inclusive nas Redes e Centrais de Negócios. Isso porque, seus impactos refletem no consumo e economia mundial. Nós até mesmo já abordamos como será o comportamento do consumidor pós-pandemia.

Sendo assim, muitos estão repensando a possibilidade de contar com uma aceleradora de negócios no dia a dia, pois têm medo de investir neste momento de incertezas.

Mas, saiba que esta pode ser uma decisão equivocada, uma vez que é importante se preparar para vencer desafios, e até mesmo se antecipar com estratégias assertivas de crescimento.

De acordo com o Portal Gife, com dados da Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores), desde 2019 existem no Brasil 363 incubadoras e 57 aceleradoras de negócios.

Entretanto, devido à escassez de recursos e questões da pandemia, muitos estão interrompendo as atividades de aceleração. Todavia, saiba que esse suporte é fundamental para driblar as adversidades e seguir crescendo.

Isso porque, as aceleradoras de negócios têm preparado equipes para identificarem pontos de melhorias, se anteciparem e assim manterem as empresas à frente de todas as questões ao superar problemas atuais, realizando assim a expansão dos negócios mesmo em momentos difíceis.

E o impacto positivo das aceleradoras de negócios no empreendedorismo brasileiro já está mais que comprovado. A ABRAII (Associação Brasileira de Empresas Aceleradoras de Inovação e Investimento) divulgou em levantamento que avaliou o trabalho junto a 15 aceleradoras, que beneficiou 266 empresas nacionais, segundo o Portal Startse.

Por meio destes trabalhos, foram identificadas a necessidade de 923 novos postos de trabalhos, que surgiram a partir da aceleração. Além disso, as startups faturaram posteriormente R$ 36 milhões, sendo que 75% delas, que atuaram com aceleradoras de negócios, conseguiram estruturar o lançamento de produtos no mercado.

É sua vez de conectar seu modelo de negócio ao crescimento

Agora que você já sabe o panorama e todos os insights que uma aceleradora de negócios pode trazer, está na hora de conhecer a Acelerar.

Com uma proposta um pouco diferente da que as aceleradoras de negócios do mercado propõem, esse programa de aceleração tem por intuito ajudar negócios que realizam compras em conjunto a estruturar uma Rede ou Central de Negócio de sucesso.

Nossa equipe trabalha alinhada com as necessidades do cenário atual e seus desafios, promovendo o crescimento dos negócios com esta metodologia assertiva. Quando você escolhe a Acelerar, passa a contar com:

  • Direcionamento nos processos operacionais;
  • Recebimento de informações em tempo real, através do nosso monitoramento;
  • Aplicação de estratégias projetadas para o seu negócio;
  • Alinhamento de expectativas com os associados;
  • Desenvolvimento do grupo;
  • Aumento da lucratividade e diminuição das despesas através da estruturação das compras em conjunto.

Nós já explicamos aqui no blog como a Acelerar é uma solução única, que conecta crescimento aos negócios. Mas, se você deseja ir além e saber mais sobre o nosso trabalho, a equipe da Área Central está à disposição para esclarecer todas as suas dúvidas. Fale com nossos especialistas.