Pela nossa experiência de mercado, sabemos que Redes e Centrais são negócios escaláveis, com potencial de crescimento tão grande que você nem mesmo pode imaginar!

E se você acredita que está em busca desta escalabilidade, podemos te ajudar. Para isso, trouxemos 11 dicas que vão contribuir com esta jornada estratégica.

Isso porque, sabemos que a constante busca pela evolução do seu negócio é bastante desafiadora. Mas, quando você pode contar com orientações eficazes como as que temos a compartilhar, tudo fica mais fácil. Continue a leitura!

Tudo o que você precisa saber sobre negócios escaláveis

A Maiara Justino, que atua no Atendimento ao Cliente da equipe Área Central, explica o que é escalabilidade. Este termo refere-se a forma como eles multiplicam suas rendas, mas sem aumentar custos ou esforços para que isso aconteça – somente na fase inicial, para “startar” este importante passo.

Negócios escaláveis: 11 dicas para sua Rede ou Central se tornar um!

Expandir tanto os resultados com poucos recursos é um sonho, não é mesmo? Mas, para alcançá-lo, você precisa aperfeiçoar muitos processos na Rede ou Central de Negócio.

E conforme listado em conteúdo compartilhado pela Rock Content, existem muitas vantagens ao tornar a rede um negócio escalável, como:

  • Melhorar a competitividade;
  • Alcançar a transformação digital;
  • Aprimorar a experiência dos clientes;
  • Aumentar o valor de mercado;
  • Oferecer produtos com mais qualidade.

Vale reforçar que, segundo o Portal InfoMoney, os negócios escaláveis, inovadores e tecnológicos captaram R$ 19 bilhões em investimentos no ano de 2020. Este número é 17% superior ao apurado em 2019.

Google, Facebook, Uber, Rappi e Airbnb são algumas das empresas referências entre negócios escaláveis, por exemplo. E seguem crescendo de forma “invejável” no mercado.

Mas, sua Rede ou Central também pode evoluir tanto quanto estes “peixes grandes”. Para isso, vamos às dicas que podem colaborar para o crescimento deste modelo de negócio de forma escalável!

11 dicas para tornar sua Rede ou Central um negócio escalável!

Escalabilidade não é uma tarefa fácil, mas é possível! Para que o negócio escalável siga expandindo em ritmo acelerado, é importante considerar estratégias que vão além do que já é feito no mercado.

1. Engajamento

Para tornar a Rede ou Central de Negócio escalável, todos os profissionais precisam estar envolvidos nos processos, desde a diretoria até os associados.

Este alinhamento é fundamental para que trabalhem em conjunto, focados na proposta de valor a ser entregue. Então, não se esqueça que este é um trabalho que deve envolver todos. Sendo assim, que tal criar um comitê com as lideranças que serão fundamentais nesta jornada?

2. Conheça o mercado

É necessário também acompanhar não só o que acontece dentro deste ambiente associativo. Para isso, realize um bom benchmarking e tenha conhecimento sobre o que outros negócios estão realizando. 

Assim, comprovará se eles também estão alcançando a escalabilidade. Identificar ações que podem ser aplicadas nas suas atividades é um dos inúmeros benefícios que esta avaliação de mercado tem a oferecer.

3. Encontre seu diferencial

Como explica o guru do Marketing Neil Patel, muitos negócios oferecem produtos parecidos, mas de formas diferenciadas. Isso pode ser um divisor de águas entre o sucesso e fracasso da escalabilidade, por exemplo. 

Então, mais do que ser diferente, é preciso pensar e agir diferente.

O fato de atuar através de uma Rede ou Central de Negócios, por exemplo, já é uma forma de disparar na frente da concorrência. Pois, este é um diferencial que proporciona muitos ganhos além dos financeiros.

Desta forma, é possível ter mais parcerias e conexões, além de vantagens nas negociações com fornecedores. Além disso, existe o fortalecimento da parceria entre os empreendedores, que se unem para realizar grandes compras em conjunto, para assim, desenvolverem seus negócios no mercado.

É por isso que as Redes e Centrais de Negócios ainda vão crescer muito e de forma escalável, mesmo em um cenário cada vez mais competitivo, com muitos diferenciais em mãos.

4. Aprenda a administrar o tempo

Tempo talvez seja o ativo mais precioso dos negócios hoje em dia, não é mesmo? Se ele está fazendo falta para você, saiba que também faz falta para muitas outras pessoas.

Nas Redes e Centrais de negócio, isso não é diferente. Existe um grande obstáculo que é organizar agendas e cronogramas de acordo com a realidade e rotina dos associados.

Atualmente, é importante criar estratégias que reflitam nesta organização do tempo, já que isso impactará diretamente na forma como você e o grupo irão lidar com as ações em busca da escalabilidade.

Pensando nisso, não se esqueça de adicionar ao dia a dia recursos que otimizem as tarefas e traga agilidade, para assim você ganhar tempo e se dedicar ao seu crescimento, em vez de perdê-lo em burocracias ou outras questões que poderiam ser resolvidas de maneira mais ágil e assertiva.

5. Faça networking

Você já ouviu a máxima “juntos somos mais fortes”. Logo, entende a importância e vantagens que um bom networking pode oferecer aos negócios. Quanto mais você mantém proximidade com pessoas que podem contribuir com seu crescimento, em diversos setores, mais fácil será alcançá-lo.

Você sabia que o termo surgiu a partir das redes de computadores, que se comunicam e trocam informações? Isso é o que explica o Portal Administradores sobre a importância de se trabalhar esses relacionamentos.

Nesse sentido, dentro deste modelo de negócio, é essencial que todos os associados tenham como hábito praticar um bom networking, agregando ao grupo, contatos que possibilitem melhores negociações e, assim, aumentem as chances de escalabilidade.

Vale lembrar que networking presume uma relação de troca, ou seja, deve beneficiar ambos os lados. Por isso, quando bem realizado, permite a construção de uma melhor reputação da Rede ou Central, ampliando as possibilidades, pois o contato que será beneficiado contribuirá com a imagem que você está levando ao mercado.

E como já explicamos neste conteúdo sobre estratégias de crescimento ao implementar a Rede ou Central, o compartilhamento de vivências pode tornar processos mais simples e gerar soluções para problemas até então não resolvidos.

6. Digitalize-se

As tecnologias são aliadas de quem busca alcançar resultados com agilidade e sem erros. Por isso, conte com mais recursos digitais em seu dia a dia. Assim, será mais fácil conquistar a escalabilidade desejada.

Isso porque, existem muitas ferramentas conectadas com suas necessidades, que permitem até mesmo o acesso remoto, para você verificar dados quando e como precisar. Elas ainda contribuem com a forma como você lida com os clientes, agregando mais conectividade e aproximando-os dos negócios – o que reflete diretamente em mais lucratividade!

Na Área Central, por exemplo, a transformação digital já é uma realidade. Isso porque, entendemos que negócios que seguem este caminho conseguem agilizar processos, reduzir custos operacionais, facilitar operações e ainda acessar informações em tempo real para tomarem decisões mais eficazes.

Desta forma, trabalhamos diariamente para criar inovações que conectam todo o grupo, através de recursos desenvolvidos para atender as necessidades das Redes e Centrais, dentro da Plataforma de Gestão Área Central

7. Capacite sua equipe

Negócios escaláveis: 11 dicas para sua Rede ou Central se tornar um!

É fundamental que seja investido no desenvolvimento dos associados e gestores. Este aprimoramento das habilidades reflete na sua escalabilidade, pois impulsiona os resultados. Por isso, oferecer treinamentos e cursos para atualização das capacidades profissionais trará mais produtividade e, assim, mais crescimento.

8. Exerça a criatividade

Este é o momento de pensar em novas ideias e transformar insights em realidade. Use a criatividade a favor da escalabilidade da Rede ou Central. Mostre seu poder de improviso e de apresentar soluções com recursos que você já tem em mãos.

É importante que você se organize para que haja um processo de validação de ideias junto ao grupo. Ao ter um insight criativo, por exemplo, você deve saber quais serão os clientes impactados ao colocá-lo em ação.

Assim, é possível superar problemas e alcançar a escalabilidade. Lembre-se de basear suas práticas em feedbacks e pesquisas antes de agir.

Quer uma dica? Ela foi compartilhada pelo Portal Opportunity Maker. Ao usar a criatividade na resolução de questões da Rede ou Central, divida as ações pensando nos fatores: custo de investimento, interesse pessoal e lucro potencial.

A partir disso, atribua notas de 1 a 10. Então, some cada uma das notas e visualize a pontuação, para ver se a criatividade está alinhada à necessidade e resultado para a escalabilidade.

9. Contrate novos profissionais

Se perceber que existe a oportunidade para abrir novas vagas, não hesite em investir nestas contratações. Agregar profissionais com a experiência que você precisa para certas funções é essencial. Crescer também significa expandir sua equipe. Então, esteja alinhado com o RH neste sentido.

Isso porque, mais do que pessoas engajadas em “vestir a camisa”, você precisa ter dentro deste ambiente associativo profissionais com as melhores formações e soft skills do mercado, para que juntos possam construir caminhos promissores.

Nesse sentido, tenha clareza sobre as atribuições que serão de responsabilidade deste profissional, para não correr o risco de trazer para a equipe alguém que não saiba como atendê-las.

Só assim será possível criar novas estratégias e dar um “refresh” nas ações da Rede ou Central de acordo com a escalabilidade buscada.

10. Não desista

É fato que os resultados não serão obtidos do dia para noite. É por isso que um negócio escalável exige planejamento constante e, mais do que isso, paciência.

Isso porque, você poderá realizar muitas ações que não surtirão efeito. Nesse sentido, você precisa acompanhar as execuções e fazer os ajustes necessários conforme forem acontecendo.

É bastante trabalho, que necessita de muita dedicação. Entretanto, ao alcançar a escalabilidade, você terá muitos benefícios que comprovarão que tudo valeu a pena.

11. Mantenha o controle e organização dos dados

Nesta jornada rumo à escalabilidade, é necessário realizar uma boa gestão de pessoas, criar uma cultura organizacional forte e lidar com estratégias de alto impacto. Isso reflete no andamento dos processos e, assim, no sucesso das atividades.

Agora, antes de qualquer tomada de decisão, você precisa ter em mãos informações que justifiquem seus atos. Afinal, o crescimento não vem de “achismos”, não é mesmo? Ele é obtido quando se coloca em prática o conhecimento.

Foi por isso que listamos aqui estas 11 dicas, mas ainda temos muito para compartilhar! Nossa equipe segue à disposição para atender as demandas da sua Rede ou Central com uma expertise de anos neste mercado.

Vale lembrar que nossa plataforma de gestão contribui com grupos que precisam se reestruturar para que consigam aplicar as estratégias da escalabilidade.

Se você tem dúvida sobre como a Plataforma de Gestão Área Central pode contribuir para a escalabilidade da sua Rede Ou Central, entre em contato conosco, solicite uma demonstração gratuita e descubra como podemos crescer juntos!

demonstração gratuita