Existe uma informação que todo empreendedor do varejo precisa conhecer “de cor e salteado”. Sabe do que estamos falando? Se você respondeu jornada do cliente, acertou!

Isso porque, o crescimento do seu negócio só acontece quando você entende muito bem sobre o comportamento dos seus consumidores.

Quando você conhece cada passo da jornada do cliente, desde o primeiro contato com sua empresa e produtos até o pós-venda, consegue aprimorar processos e melhorar sua lucratividade.

Vale lembrar que hoje o mercado está repleto de informações, ferramentas e tecnologias que ajudam você a oferecer a melhor experiência possível ao seu consumidor, independentemente do seu segmento.

Então, se você quer expandir os resultados em 2021, siga todas as dicas que mapeamos aqui! Ao conhecer melhor cada ponto da jornada do cliente, você encontrará vantagens que contribuem com as metas traçadas e suas ações estratégicas. Partiu?

O ponto de partida do sucesso é a jornada do cliente

Para começar, é importante saber mais sobre o conceito de jornada do cliente e como ela impacta no seu sucesso no varejo.

Conforme explica a Rock Content, referência no marketing nacional, esta narrativa é criada conforme as informações que você tem sobre seus consumidores. Assim, fica mais fácil visualizar as necessidades do público e atendê-las da melhor forma possível.

Isso com o intuito de transformar pessoas que mal conheciam sua empresa, em clientes engajados e até mesmo embaixadores dos seus produtos!

Afinal, vender parece uma tarefa fácil, mas, na verdade, envolve muitas estratégias e ações, desde o cálculo dos preços até a divulgação e preparo da equipe comercial.

Por isso, ao compreender melhor cada etapa da jornada do cliente, você consegue se destacar da concorrência e trabalhar pelo crescimento dos negócios de forma assertiva. Pois, tempo é dinheiro, e aqui ninguém quer te ver perdendo, muito pelo contrário!

Siga cada passo do seu público-alvo

Para aproveitar todas as vantagens que a jornada do cliente tem a oferecer, você deve conhecer cada uma das etapas:

1. Aprendizado e descoberta

Primeiramente, o público precisa conhecer seu produto ou serviço. Então, neste início da jornada, quando o cliente entrar na sua loja, ajude-o a identificar pontos de necessidade em sua realidade, relacionadas ao que você tem a oferecer lá na frente.

Para isso, é importante investir em PDV e outros materiais que despertem a “curiosidade” e instigam o “querer saber mais”.

2. Reconhecimento do problema

Nesta etapa nem sempre o cliente sabe que tem um problema ou uma necessidade para ser atendida, então cabe a você mostrar que tipo de dor ou problema que ele tem, para então responder suas dúvidas e mostrar como ele pode resolver através dos seus produtos.

A capacitação do time de vendas e a quantidade de informações que você oferece ao consumidor neste momento é fundamental para deixar o cliente pronto para a próxima etapa.

3. Consideração da solução

Diante do “problema” identificado, nesta etapa o consumidor irá analisar as opções que ele tem para resolver sua dor/necessidade. Nesta etapa você também já pode trabalhar todas as vantagens que ele tem ao optar pela sua solução.

4. Decisão de compra

Chegamos ao seu maior ponto de interesse! É hora de mostrar as vantagens que o cliente tem na aquisição do seu produto. Além de destacar seus diferenciais, pense em estratégias como preços competitivos, facilidades na forma de pagamento, entre outros insights que podem contribuir com a tomada de decisão do cliente.

5. Fidelização

Pensou que a jornada do cliente tinha acabado? O sucesso do seu negócio depende também da forma como os consumidores reconhecem sua atuação, bem como, da frequência de compras.

Ou seja, não deixe de nutrir o relacionamento com seu cliente por meio de um eficaz pós-venda. Guarde este “contatinho” e alimente-o com informações sobre novidades, promoções e outras informações exclusivas, que o façam se sentir importante para você e para o negócio.

Quer um exemplo de como você só tem a ganhar ao trilhar estes passos?

Temos um exemplo real de como acompanhar a jornada do cliente traz resultados. Ele está relacionado a nossa aceleradora de negócios colaborativos Acelerar. Esta solução inovadora foi criada a partir de uma profunda análise de nossos clientes, Redes e Centrais de todo o Brasil.

Em nosso vasto tempo de atuação no mercado, percebemos que muitos ainda tinham dificuldades de aprender e descobrir suas principais necessidades e, com isso, não conseguiam crescer tanto quanto gostariam com este modelo de negócio.

Então, criamos esta solução que contribui e muito com as decisões assertivas rumo à evolução. Além disso, pela excelência dos serviços prestados por nossa equipe, conseguimos fidelizar o público e alcançar mais resultados junto a novos clientes.

Veja nossa jornada de aceleração:

Jornada do cliente no varejo: você sabe a importância de conhecê-la?

Novos tempos, novos caminhos

Uma das principais tendências que afetam diretamente a atual jornada do cliente é a experiência phygital, conforme apresentado pelo portal Consumidor Moderno.

Este conceito define a conexão entre o mundo digital e físico, que já era identificada antes mesmo da pandemia. Entretanto, hoje a experiência phygital se faz ainda mais necessária e presente, devido à rápida digitalização dos processos e mudanças de consumo.

Então, aqui vai uma dica fundamental para quem quer manter a competitividade do varejo e não perder oportunidades: digitalize-se!

Utilize as tecnologias a seu favor, tanto para captar dados sobre o comportamento de seus clientes, como para entregar a eles os produtos certos.

Na Área Central, nós já entendemos que aceitar mudanças e atualizar os negócios é fundamental para o sucesso das Redes e Centrais. Por isso, seguimos criando soluções que ajudam no gerenciamento de dados, como a nossa Plataforma de Gestão Área Central.

Desta forma, é possível acompanhar todas as informações geradas dentro da Rede ou Central, interpretar os números e transformá-los em ações de melhorias, que vão beneficiar diretamente a jornada do seu cliente.

Se você quer saber mais sobre nossa solução, confira nosso conteúdo do blog sobre 11 motivos para você contar com a Plataforma de Gestão Área Central na gestão do seu negócio!