A tecnologia é uma realidade em muitos setores do mercado. Cada vez mais, as empresas compreendem a sua importância e necessidade de manter os processos conectados com as inovações.

Em 2020, um ano atípico para todos devido à pandemia do coronavírus, empresas de inúmeros setores do mercado que já contavam com ferramentas tecnológicas apresentaram mais facilidade para manter os negócios frente às adversidades.

Já os empreendedores que ainda estavam investindo em tecnologia ao desenvolver seus negócios perceberam ainda mais a sua importância. Com isso, o setor de tecnologia da informação apresentou expressivo crescimento no decorrer do ano.

Listamos ao longo do conteúdo os principais dados dos setores do mercado e seus investimentos em tecnologia para você ter acesso a um panorama que justifica a importância da conectividade nos negócios. 

Esperamos que as informações ajudem você a visualizar insights e atualizar a gestão da sua Rede ou Central com as funcionalidades disponíveis. Confira!

Principais dados dos investimentos dos setores do mercado brasileiro em tecnologia

Você sabia que o crescimento do setor de tecnologia no Brasil foi maior que a média mundial, alcançando 10,5% em 2019? E isso movimentou R$ 161,7 bilhões nos setores do mercado de software, serviços, hardware e também as exportações do segmento. Assim, o Brasil ocupa a 10ª posição entre os países que mais investem em tecnologia. 

Estas informações acima foram compartilhadas pela Abes (Associação Brasileira de Empresas de Softwares), que produziu o estudo “Mercado Brasileiro de Software – Panorama e Tendências 2020“.

Ainda segundo o estudo da Abes, o setor de tecnologia da informação cresceu mundialmente 5%. Do total global, o Brasil representa 1,8% e 40,7% do mercado latino-americano. E os investimentos neste segmento, vindos de diversos setores do mercado, representam 2,3% do PIB do país.

Agora, para 2020, a Abes prevê um avanço sutil de 0,4% nos investimentos nacionais em softwares, hardwares e serviços, conforme divulgado junto ao portal Valor Econômico. Isso porque, a associação afirma que a transformação digital não teria acelerado os investimentos em tecnologia no país.

Entretanto, mesmo com as projeções da Abes, percebemos que os investimentos de setores do mercado em tecnologia estão acontecendo. A Confederação Nacional da Indústria (CNI), por exemplo, observou junto a associação que muitas empresas realizaram ajustes rápidos para que suas linhas de produção e trabalho continuassem mesmo na pandemia.

Assim, muitos setores do mercado adotaram tecnologias que contribuíram com as atividades em home office, aprimoraram linhas de produção e estiveram presentes na superação de muitos outros desafios do “novo normal”.

A LGPD também refletiu na atualização tecnológica dos setores do mercado

Em matéria do portal “Terra”, foi compartilhado que os investimentos dos setores do mercado em tecnologias para a segurança devem ser de US$ 6 trilhões até 2021.

No Brasil, o que tem motivado esta atualização é a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que entrou em vigor em 2020. Com isso, muitas empresas precisam atualizar sua conectividade para realizar a coleta de dados de acordo com as exigências legais.

Ainda segundo dados compartilhados na publicação, o número de empresas que ainda não haviam se adequado à LGPD era de 85%. Vale lembrar que as penalidades para negócios que não cumprirem têm um alto custo, podendo alcançar até 2% do faturamento anual das empresas.

Aqui no nosso blog, já ressaltamos a importância de setores do mercado investirem em tecnologias para a segurança da informação. Principalmente quando o assunto é a gestão de Redes e Centrais de Negócios.

Afinal, hoje a informação é um dos ativos mais valiosos da organização, e o vazamento ou perda de dados pode causar diversos prejuízos. Por isso, a confiança da sua gestão deve ser priorizada em investimentos.

Siga investindo na tecnologia que transforma seu futuro!

Com este panorama que apresentamos sobre os investimentos dos setores do mercado em tecnologias, esperamos que você compreenda a importância e siga atualizando sua gestão.

Isso porque, a transformação digital influenciada pela pandemia em 2020 deve continuar impactando na realidade de diversas organizações. Logo, os investimentos dos setores do mercado em tecnologia refletem diretamente em seu grau de competitividade e na facilidade de se antecipar aos desafios.

Você se lembra de nosso conteúdo sobre se reinventar em tempos de crise, baseado no conhecimento do consultor empresarial Daniel Keller? Então, setores do mercado que investem em tecnologia entendem bem disso.

Nós também compreendemos a necessidade de se atualizar. Uma prova disso foi a inclusão do recurso de reunião virtual na Plataforma de Gestão Área Central. Pois, percebemos que, com o isolamento social e o aumento das atividades em trabalho remoto, a necessidade destes encontros virtuais também se intensificou.

E esta demanda por reuniões virtuais está presente em diversos setores do mercado, incluindo as Centrais de Negócios, sindicatos patronais, redes associativas e cooperativas. 

Se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato conosco. Se você tem dúvida que a transformação é indispensável na sua Rede ou Central, confira nosso conteúdo sobre 7 motivos para você transformar a gestão da sua Central de Negócio antes do final do ano!