A análise do histórico de compras é imprescindível para acompanhar resultados e tomar decisões mais assertivas em qualquer tipo de negócio. 

Na administração de uma rede ou central de compras, muitas questões precisam ser acompanhadas para que todas as partes envolvidas, sejam associados ou fornecedores, tenham as suas necessidades sempre supridas. 

Ao levantar o histórico das compras realizadas pelos associados, é possível determinar estratégias mais específicas, realizar negociações mais assertivas e tomar decisões mais claras. 

A seguir, saiba mais sobre o que é o histórico de compras e quais são os seus principais benefícios! Em seguida, descubra também como esse recurso pode ser explorado dentro da Plataforma Inteligente da Área Central!

O que é histórico de compras e como ele é utilizado na administração dos negócios?

O histórico de compras, como seu próprio nome indica, é um conjunto de informações que mostra o comportamento de compra de um indivíduo ou grupo.

Quando ele diz respeito às próprias organizações que formam uma rede ou central de negócios, essa lógica é aplicada às suas negociações junto de fornecedores. 

Quando registrados ao longo do tempo, esses dados podem se tornar grandes indicativos, não só para que as empresas entendam suas compras individualmente, mas também para que seus parceiros as analisem e as compreendam melhor.

Se a coleta, tratamento e análise de informações é imprescindível para o sucesso de qualquer negócio, o histórico de compras ocupa papel central, não só para garantir um bom controle financeiro, mas também uma boa relação entre as empresas. 

Por meio dele é possível melhorar a relação entre as empresas cooperadas, alinhar as suas atividades e, inclusive, aproximar os parceiros das necessidades da rede. 

Quais são seus principais benefícios?

Quais são seus principais benefícios?

Com o conceito e as principais aplicações do histórico de compras em mente, é hora de saber mais sobre as vantagens que ele pode agregar para a sua rede ou central de compras

Pontuamos, a seguir, 4 de seus principais benefícios, que foram selecionados de acordo com uma matéria do blog Rede Cred Auto.

Compreenda os diferentes comportamentos de seus associados

Uma das características mais importantes do histórico de compras é a possibilidade de compreender com exatidão quais são os comportamentos de consumo dos associados. 

Dessa maneira, é possível monitorar se as aquisições correspondem com as demandas da rede ou central, se a relação com os fornecedores é positiva e até quais são os aspectos sazonais que influenciam as compras. 

Garanta uma melhor segmentação

Ao avaliar o histórico de compras dos associados, é possível ter uma visão completa sobre os seus perfis, classificando-os de acordo com os seus hábitos de compra. 

Se determinadas empresas têm mais saída em determinados produtos que outras participantes, por exemplo, é possível incluí-las em um grupo com aquisições maiores desses itens em detrimento de outras. 

No mesmo sentido, uma série de outras ações podem ser tomadas de acordo com as características semelhantes entre os negócios. 

Preveja novas compras com mais exatidão

Quando você tem em posse os dados de todo o comportamento de compra de determinada rede ou central de negócio, é mais fácil prever quais serão as demandas futuras com base nos padrões de compra já identificados. 

Isso favorece as aquisições realizadas por toda a rede, bem como, o direcionamento dessas compras, conforme mencionamos no item anterior.

Controle os compromissos de cada associado e evite inadimplências 

Uma empresa que não cumpre com seus compromissos junto aos fornecedores pode manchar a imagem de toda a rede ou central de compras que participa. 

Com o histórico de compras, os gestores podem monitorar esse tipo de comportamento, verificando se todos os pagamentos e compromissos estão em dia. 

No mesmo sentido, é possível verificar se algum parceiro já deixou de honrar seus compromissos antes de fechar um novo negócio, evitando problemas futuros. 

Como ele pode ser trabalhado dentro da Plataforma Inteligente da Área Central?

Qualquer gestor de uma rede ou central de compras deseja ter acesso irrestrito ao histórico de compras das empresas associadas

Por meio da Plataforma Inteligente da Área Central, isso é possível de forma extremamente ágil, sem depender de integrações ou interferências dos associados. 

De maneira automática, o sistema capta as informações presentes nas Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) dos negócios participantes e gera relatórios aos gestores. 

Dessa forma, é possível ter acesso a informações extremamente relevantes sobre o que cada associado compra, principalmente em relação às aquisições individuais. 

Através dessas informações, é possível obter uma série de dados relevantes, como a curva ABC de consumo dos participantes e quais são aqueles que estão realizando melhores negócios e têm conquistado melhor poder de barganha com os fornecedores, entre outros. 

Isso possibilita uma melhor tomada de decisão e planejamento das compras. Com o recurso é possível, por exemplo, retirar os gastos e rotas dos fretes que são pagos, de modo a compreender melhor os seus impactos na logística como um todo. 

Como se não bastassem todas essas vantagens, a rede ou central que desfruta desse recurso ainda garante pleno alinhamento com as exigências previstas em lei, que preveem o armazenamento das notas em formato XML de forma organizada e segura. 

Você já conhecia as aplicações e os benefícios de contar com um histórico de compras organizado dentro da rede ou central? Quer contar com esse diferencial e ainda melhorar toda a organização de sua rede? Então entre em contato conosco e solicite uma demonstração gratuita da plataforma!

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