Você sabe como a gestão sindical pode obter vantagens com o uso da tecnologia? Os diversos desafios que este tipo de instituição enfrenta podem ser solucionados com ferramentas e softwares que reduzem os custos do sindicato, promovem uma comunicação mais integrada e aumentam a eficiência dos processos internos.

Se você busca por esses benefícios para o seu sindicato, confira a seguir como isso é possível através da tecnologia e quais são as ferramentas ideais para melhorar a gestão sindical!

Como a gestão sindical pode ser beneficiada pela tecnologia?

A gestão sindical costuma enfrentar desafios relacionados, principalmente, à redução de custos, aumento de arrecadação, negociações, comunicação interna e engajamento, além de questões como produtividade e gerenciamento de atividades. Também é preciso destacar a grande quantidade de informações que a operação de um sindicato envolve.

Entretanto, é possível superar estes desafios de maneira mais fácil com o auxílio da tecnologia. Que aliás pode ser aplicada em diversas áreas, reunindo benefícios da automação de atividades, controle mais assertivo e comunicação integrada. 

Com as ferramentas digitais certas o sindicato pode disponibilizar suas informações em tempo real e permitir que outros associados tenham acesso, por exemplo. Inclusive, a comunicação é um dos aspectos mais importantes para este tipo de entidade, pois é a base do relacionamento e participação dos associados.

Essa possibilidade, além de melhorar o controle de dados e facilitar o acesso a eles, também contribui para a segurança das informações do sindicato. Isso porque, ao manter documentos importantes impressos e armazenados em depósitos, ou ter uma cópia salva em apenas um dispositivo, as chances de perder as informações são muito maiores. 

O ganho de tempo do gestor do sindicato é outro destaque do uso da tecnologia. A integração de dados, automação de tarefas e diversas outras funcionalidades facilitam a rotina de trabalho pois eliminam as atividades manuais que mais consomem tempo. Assim, o sindicato pode dedicar mais atenção a seus objetivos estratégicos.

Desta forma, os benefícios da tecnologia se estendem à redução de custos e ao crescimento do sindicato em seu setor de atuação. Mas, o que exatamente pode ser utilizado como ferramenta para melhorar a gestão sindical?

Continue a leitura e confira alguns exemplos de como a tecnologia pode ser aplicada para este tipo de instituição!

Ferramentas e tecnologias que podem contribuir com a gestão do sindicato

Como você viu, a gestão sindical ganha inúmeras vantagens ao ter a tecnologia como aliada. Hoje já é possível encontrar no mercado diversas soluções que atendem às necessidades de gerenciamento de atividades, armazenamento de documentos, comunicação em tempo real e até mesmo a gestão de todas as áreas de um negócio ou instituição, por exemplo. 

Armazenamento em nuvem

A proteção das informações do sindicato deve ser uma das prioridades do gestor. Para preservar documentos sindicais, dados dos associados e outras informações relevantes, o armazenamento em nuvem é a solução mais eficiente que pode ser adotada. 

Ao armazenar suas informações em um servidor seguro e confiável, o sindicato passa a não ter mais a preocupação de arquivar centenas de papéis, otimizando o espaço físico, além de conseguir pesquisar por dados específicos mais rapidamente. 

Agendas compartilhadas

Agendas compartilhadas

O cronograma do sindicato deve ser acompanhado com atenção, para garantir que as ações necessárias para o crescimento da instituição sejam cumpridas. 

Mas, dependendo do tamanho e número de associados de um sindicato, conseguir se manter atualizado sobre todos os eventos, ações e atividades pode se mostrar um grande desafio para o gestor. 

Por isso, as agendas compartilhadas são uma ferramenta extremamente útil para a gestão sindical. Estes calendários permitem que os participantes indiquem os eventos em que estão envolvidos e divulguem para outros associados, promovendo o engajamento entre o sindicato.

Além disso, o gestor consegue acompanhar se o cronograma estratégico do sindicato está sendo cumprido, e pode entender melhor onde o tempo de seus associados é investido. Outra vantagem é que as informações são centralizadas no mesmo lugar, contribuindo para o aumento de produtividade.

Softwares de controle financeiro

Para qualquer empresa, a gestão financeira já é uma das maiores prioridades, mas quando se trata de um sindicato, a importância deste aspecto é ainda maior. Isso porque os sindicatos não contam com uma alta geração de receita e, portanto, devem ter cuidado redobrado ao administrar seus recursos.

Nesse sentido, existem diversos softwares de controle financeiro disponíveis no mercado, com diferentes recursos que vão desde o registro de entradas e saídas de dinheiro até o planejamento orçamentário.

Com isso, o sindicato consegue manter a saúde financeira e proporcionar mais segurança a seus associados. O controle das contas realizado de maneira digital também permite que o sindicato seja mais transparente e estabeleça uma relação de confiança com todos os envolvidos.

Plataformas de videoconferência

As reuniões com associados, fornecedores e parceiros do sindicato fazem parte da rotina do gestor, mas podem se tornar um obstáculo para a produtividade quando dependem apenas do encontro presencial. 

Para contornar o problema e otimizar estes encontros, é possível utilizar plataformas de videoconferência para realizar as reuniões de maneira online. Assim, o sindicato também pode ter um relacionamento mais próximo com associados de outras regiões.

Mesmo as plataformas gratuitas entregam recursos satisfatórios para realizar reuniões com diversos participantes, chat em tempo real e apresentações. 

Plataformas de gestão 

Por fim, um tipo de tecnologia que pode ser muito vantajoso para os sindicatos é a plataforma de gestão

Estes softwares conseguem integrar as informações de diferentes áreas da instituição, como compras, comunicação, financeiro e negociações. Ao contar com uma solução que apresenta diversos recursos na mesma plataforma, a gestão sindical se torna mais eficiente e não necessita mais de outros softwares, o que contribui para a redução de custos.

Uma plataforma de gestão pode automatizar os processos do sindicato e proporcionar ao gestor uma visão mais estratégica da instituição, pois permite acompanhar as ações realizadas e seus resultados. 

Algumas soluções do mercado permitem até mesmo que os associados tenham acesso às informações e possam fazer o registro de suas atividades, o que faz com que a gestão sindical seja mais transparente e que a comunicação seja uma via de mão dupla, onde os participantes também contribuem para o crescimento do sindicato.

E então?

Apresentamos neste conteúdo os principais benefícios de contar com a tecnologia na gestão sindical. Entre eles, estão a produtividade, redução de custos, maior controle financeiro e comunicação mais assertiva. 

Como os sindicatos possuem um modelo de organização mais específico, é fundamental que a gestão esteja apoiada em ferramentas e soluções seguras e eficientes.

Mas, existe outro fator que em conjunto com o uso da tecnologia, pode proporcionar grandes vantagens para essas instituições: a união dos sindicatos! Se você deseja entender mais sobre o assunto, clique aqui e confira como a união dos sindicatos no formato de centrais de negócios é uma alternativa para ganho de receita!