A gestão de negócios abrange diversos aspectos da administração de uma empresa e encontra muitos desafios entre os objetivos estabelecidos e os resultados alcançados. 

Entretanto, alguns destes desafios podem ser superados com o auxílio da tecnologia, principalmente os que estão relacionados à produtividade, redução de custos e análise de dados. 

Nesse sentido, abordaremos a seguir o que faz da tecnologia um elemento fundamental na gestão de negócios, quais são suas vantagens e que áreas da sua empresa podem ser beneficiadas com o apoio da tecnologia. Confira!

Por que a tecnologia é fundamental para a gestão de negócios?

Se há uma coisa que é preciso considerar na gestão de negócios é a constante inovação de processos e mudanças no comportamento do consumidor. 

Portanto, é necessário estar sempre atento às tendências do mercado para manter o seu negócio em destaque e competitivo.

Um conceito que vem ganhando maior evidência no cenário empresarial é a transformação digital. Trata-se, basicamente, de uma tendência de otimizar procedimentos, meios de gerenciamento e relacionamento por meio de recursos tecnológicos. 

A tecnologia, se bem utilizada, tem o poder de tornar um negócio mais rentável, além de organizar processos de diversas áreas da empresa. 

Com os recursos adequados, é possível realizar tomadas de decisão de maneira muito mais assertiva e segura, pois o gerenciamento passa a ser baseada em dados e análises precisas. 

Isto é o que a tecnologia entrega para empresas de qualquer porte ou segmento: mais exatidão para o desenvolvimento de estratégias. 

Deixar de se basear apenas em estimativas e hipóteses transforma a sua maneira de gerenciar e faz com que suas ações sejam mais planejadas. 

O uso da tecnologia na gestão atende a uma necessidade cada vez mais presente em nossas rotinas, a agilidade. Agir com rapidez não é um requisito apenas para o atendimento ao consumidor, mas também para todas as áreas do seu negócio. 

Ter um acompanhamento e controle em tempo real de todos os setores e processos da empresa mantém o gestor sempre atualizado da situação de cada área e possibilita a criação de uma solução assim que identificado um problema ou necessidade, por exemplo.

A seguir, entenda quais são as principais áreas que podem ser beneficiadas com a presença da tecnologia em sua gestão!

Principais áreas que podem ser beneficiadas

Como você viu, a tecnologia pode fazer uma grande diferença no seu formato de gestão. Entre as principais áreas do seu negócio que podem ser beneficiadas ao adotar recursos e ferramentas tecnológicas estão:

Financeiro

Existem diversas formas de aplicar a tecnologia no seu controle financeiro. Bons exemplos são sistemas de gestão

Com recursos como estes você garante maior eficiência em processos que antes eram realizados manualmente, além de ter um monitoramento mais assertivo sobre a saúde do seu negócio. 

A área financeira gera dados complexos, por isso deve ter um controle mais estruturado para evitar falhas e garantir que todas as informações sejam adequadamente avaliadas pelo gestor.

Comunicação

Comunicação

Um dos maiores gargalos de produtividade em qualquer empresa é a comunicação interna, ou seja, entre os colaboradores, e também externa, com fornecedores, por exemplo.

O acúmulo de informações em diversos locais, sejam físicos ou digitais, torna o trabalho mais confuso e passível de erros. 

Com ferramentas de comunicação que promovem a centralização e compartilhamento de informações sua empresa deixa de se preocupar com a organização dos dados e consegue focar mais em como aproveitá-los da melhor maneira. 

A comunicação no meio digital também é mais eficiente dentro de uma empresa. Você pode, por exemplo, utilizar agendas compartilhadas, plataformas de gestão de tarefas e alertas direcionados à toda a equipe. 

Assim, a empresa mantém um diálogo rápido e prático entre os colaboradores. 

Compras

O setor de compras também é beneficiado com a adoção da tecnologia. As atividades envolvidas neste departamento necessitam tomadas de decisão rápidas e estratégicas, e com recursos voltados a esta área é possível ganhar maior poder de negociação e de análise. 

Desta forma, você pode ser mais analítico e obter mais vantagens em suas negociações.

A tecnologia nesta área é uma ótima forma de criar um relacionamento duradouro com seus fornecedores e parceiros, garantindo que seja benéfico para as duas partes. 

Já existem no mercado ferramentas que contribuem para as atividades do setor de compras. Bons exemplos de recursos que podem ser utilizados nesta área são:

  • O registro e acompanhamento de todos os pedidos efetuados 
  • Possibilidade de realizar acordos comerciais, com o controle das informações recebidas pelos fornecedores em tempo real
  • Comunicação entre associados e gestores para notificar a necessidade de compra
  • Levantamentos de demandas
  • Realizar cotações e monitorar dados em tempo real.

Vendas

A tecnologia também é uma forte aliada para as vendas. Manter todos os produtos em estoque e compreender quais ações alcançaram bons resultados exige um controle eficiente de sell out, o que dificilmente será realizado de maneira manual.

Contar com tecnologias em vendas contribui para este controle e influencia até mesmo na experiência do consumidor com o seu negócio. 

Nesse sentido, um bom recurso para auxiliar nas vendas é a curva ABC, que analisa quais são os produtos responsáveis pela maior parte do seu faturamento. 

Além disso, um dos principais problemas encontrados na gestão de vendas é entender os indicadores de desempenho e como obter insights a partir destas informações para desenvolver melhores estratégias. 

Este problema é facilmente resolvido quando a empresa possui algum tipo de tecnologia que faça a emissão de relatórios e indicadores de desempenho relevantes a este modelo de negócio. 

Com ferramentas assim o gestor ganha mais eficiência na tomada de decisão e assertividade em suas estratégias, o que pode ter impacto direto nos resultados de vendas. 

Confira as vantagens de contar com a tecnologia na sua gestão

Considerando as áreas na gestão de negócios que a tecnologia tem o potencial de impactar, podemos perceber inúmeras vantagens que contribuem significativamente para os resultados de uma empresa. 

Entre as principais estão:

  • A redução de custos promovida pelo desenvolvimento de ações mais estratégicas e baseadas em informações precisas, além de reduzir a ocorrência de falhas
  • Ganho de produtividade entre todos os colaboradores, já que as informações estão centralizadas e sempre disponíveis para quem precisa acessá-las. Assim, também é possível evitar o retrabalho em diversos pontos
  • O empreendimento adquire mais competitividade em seu segmento de atuação, pois a tecnologia permite negociações mais eficientes e consequentemente, um aumento nas vendas
  • A possibilidade de ter um contato direto e eficaz com seus fornecedores e parceiros, o que contribui tanto para o aumento de produtividade interna como também agiliza a realização e recebimento de pedidos. Além disso, o relacionamento com esses fornecedores também é beneficiado, tornando-se mais duradouro. 

Portanto, adequar o seu negócio às novas tecnologias e aproveitar os recursos disponíveis neste meio não deve ser visto como um gasto, e sim como um investimento que tem grande impacto em todas as frentes da sua empresa. 

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