Mais do que a escolha de bons parceiros e fornecedores, o sucesso de uma rede ou central de negócios também está diretamente relacionado à sua capacidade de gerenciamento, em que o controle financeiro desempenha um papel fundamental. 

Para que os negócios possam crescer coletivamente e proporcionar ganhos para todos, as questões monetárias precisam ser muito bem planejadas, já que o uso adequado e consciente do dinheiro é essencial para o crescimento de qualquer empresa.

Por meio de boas ferramentas e padrões organizacionais, é possível estabelecer um controle financeiro assertivo, capaz de indicar eventuais gargalos e novas possibilidades de crescimento.

A seguir, descubra os benefícios e as melhores maneiras de promover esse tipo de gestão! 

Entenda os benefícios do controle financeiro em uma rede ou central de negócios

Um controle financeiro eficiente é o caminho fundamental para o sucesso de qualquer organização. 

Ao desempenhar uma gestão monetária assertiva e atenta a todas as peculiaridades da rede ou central, é possível agregar uma série de benefícios. 

Entre os principais deles, destacamos: 

  • Melhor capacidade de planejamento a longo prazo
  • Aumento da produtividade e melhoria dos resultados dos processos internos
  • Capacidade de identificação de oportunidades e ameaças, bem como melhores investimentos ou possíveis desperdícios
  • Maior possibilidade de novos investimentos para o crescimento e melhoria dos negócios
  • Mais segurança nos investimentos em questão
  • Pleno alinhamento das metas à realidade da rede ou central de negócios
  • Melhor capacidade de tomada de decisões
  • Estruturação de uma visão mais unificada e global da rede ou central
  • Melhor relação com parceiros e fornecedores. 

Agora que você já sabe quais são as vantagens de um bom controle financeiro, descubra, no item seguinte, quais pontos são cruciais para promovê-lo.  

Saiba como tornar a sua gestão monetária mais eficiente

Saiba como tornar a sua gestão monetária mais eficiente

Agora que você já sabe quais são os fatores que tornam o controle financeiro tão importante para as redes e centrais de negócios, confira alguns cuidados e atitudes que podem contribuir para a sua gestão.

Os tópicos foram selecionados com base nas dicas do site Simplic:

Promova análises periódicas 

Não espere a chegada do fim do mês para checar suas contas!

Ao promover análises diárias ou mesmo semanais de todas as entradas e saídas de dinheiro dentro de cada empresa, é possível verificar diferentes aspectos positivos e negativos sobre a sua gestão. 

Sejam produtos, questões sazonais ou mesmo organizacionais, muitos fatores podem provocar o desequilíbrio do caixa. Ao verificar esses pontos com certa frequência, fica muito mais fácil identificar os gargalos e resolver esses problemas. 

Registre todas as suas movimentações

Para que as análises anteriores sejam possíveis e correspondam com a realidade da rede ou central, é preciso garantir que toda e qualquer movimentação monetária seja devidamente registrada. 

As atualizações devem ser diárias, incluindo questões de estoque, compras, vendas, contas a pagar e contas a receber. 

Classifique seus gastos

Durante os seus registros, classifique cada gasto de acordo com a sua destinação, de modo a elencar quais são aqueles mais dispendiosos, recorrentes ou relevantes. 

As despesas do RH, por exemplo, que envolvem os recursos humanos da rede, são diferentes das despesas patrimoniais, que incluem aluguéis e outros pontos estruturais. 

Ao organizar e categorizar os gastos, a capacidade de organização se amplia e pontos passíveis de mudanças se tornam mais claros.

Evite a inadimplência 

Um dos maiores riscos para o controle financeiro de qualquer organização é a situação de inadimplência. Com isso em mente, jamais deixe de pagar contas ou fornecedores. 

Essa dica pode parecer óbvia, mas esse tipo de atitude pode ser comum em situações de crise. Os problemas junto aos parceiros, a insatisfação dos fornecedores ou mesmo questões como juros só agravam ainda mais esse tipo de situação.

Com isso em mente, caso seja necessário, procure renegociações e seja sempre transparente, mas jamais deixe de honrar com seus compromissos.

Reduza custos operacionais

Quando seu gerenciamento for capaz de abranger todos os cuidados mencionados até aqui – e seus gastos e investimentos forem mais claros – é chegada a hora de reduzir ao máximo os custos que comprometem a saúde financeira de sua rede. 

É muito comum que gestores percam muito dinheiro por simplesmente não terem conhecimento ou não se atentarem a gastos que podem ser reduzidos ou mesmo cortados sem provocar impactos nas operações das empresas. 

Esses cortes podem ser grandes, como a compra de produtos sem giro, ou mesmo mínimos, como o volume de copos plásticos ou materiais de escritório descartados, por exemplo. 

Não importa qual seja o tamanho do custo a ser reduzido, ele certamente será refletido nas contas finais e beneficiará o controle financeiro da rede.

Utilize softwares de gestão

Atualmente, as plataformas informatizadas de gestão de empresas são cada vez mais comuns no mercado. Mais que um diferencial, cada vez mais elas estão se tornando uma obrigação perante os desafios competitivos do mercado atual.

Disponíveis em diversas opções, elas proporcionam um controle financeiro rápido, preciso e integrado, sendo capazes de incluir dados completos e gerar relatórios responsáveis por insights importantíssimos. 

No caso das redes e centrais de negócios, a Plataforma Inteligente da Área Central é referência absoluta, favorecendo a gestão das finanças e promovendo um melhor alinhamento entre as atividades desenvolvidas pelos parceiros.

Conheça as vantagens da Plataforma Inteligente da Área Central para um melhor controle financeiro

Conheça as vantagens da Plataforma Inteligente da Área Central para um melhor controle financeiro

A Plataforma Inteligente da Área Central foi especialmente desenvolvida para gerar mais agilidade e economia para redes associativas, centrais de compras, franquias e departamentos de compras. 

Além de oferecer uma base de dados segura, uma comunicação eficiente, maior integração entre os associados e a possibilidade de compras integradas, ela conta com funções extremamente relevantes para o controle financeiro.

Por meio do sistema, é possível controlar as verbas de maneira eficiente junto as parcerias firmadas com os fornecedores.

Além disso, com o Monitor NF-e, ela fornece em tempo real tudo o que os associados compram, permitindo que esses dados sejam utilizados para melhorar as negociações.

Com informações estratégicas e relatórios completos, ela é a maneira ideal de centralizar o gerenciamento, tornando-o mais padronizado, ágil, seguro e confiável, promovendo diretamente uma redução de custos e melhor saúde financeira! 

Gostou das nossas dicas sobre controle financeiro para redes e centrais de negócios? Se você ficou interessado na Plataforma Inteligente da Área Central, clique abaixo e solicite uma demonstração gratuita!

Solicitar demonstração da Plataforma da Área Central