Você possui dificuldade em engajar pessoas com o seu negócio? Este é um desafio constante nos mais diversos tipos de empresa, mas pequenas ações e iniciativas podem mudar esta situação e gerar mais engajamento entre seus colaboradores.

Por isso, reunimos neste conteúdo 7 dicas valiosas para que você consiga colocar em prática e engajar as pessoas envolvidas nas ações e projetos do seu negócio! Continue a leitura e confira! 

Qual a importância de engajar as pessoas envolvidas em seu negócio?

O crescimento de um negócio depende de diversos fatores, e um deles é engajar pessoas que estejam envolvidas nos processos, decisões e estratégias da empresa. 

Independente de cargos e responsabilidades, contar com todos os colaboradores e parceiros engajados e dedicados a alcançar o sucesso do negócio em conjunto pode fazer uma grande diferença nos resultados obtidos pela empresa.

Fazer com que as pessoas se sintam comprometidas com seu trabalho e dispostas a desenvolver seu potencial tem um efeito extremamente positivo na execução de ações e projetos. 

Um conteúdo do Sebrae, publicado no G1, demonstra a importância do engajamento:

  • Empresas com pessoas engajadas alcançam um lucro 21% maior do que as não engajadas
  • O engajamento proporciona 41% de redução em faltas e 40% menos defeitos de qualidade nos produtos e serviços prestados
  • Colaboradores engajados têm um aumento geral na produtividade e trabalham mais satisfeitos
  • Uma empresa engajada tem mais facilidade na retenção de funcionários.

Entretanto, nos desafios de gestão do dia a dia nem sempre fica claro como é possível manter as pessoas engajadas com o seu negócio. Portanto, continue a leitura e descubra 7 maneiras diferentes de engajar seus colaboradores!

1 Incentive os colaboradores

Para que as pessoas se dediquem a alcançar os objetivos do seu negócio primeiramente é necessário que estejam incentivadas e motivadas. 

Uma das principais causas de falta de engajamento entre equipes é quando os profissionais não são incentivados a melhorar seus resultados, ou quando conseguem, não recebem o reconhecimento esperado. 

Contudo, é preciso destacar que as pessoas se motivam profissionalmente a partir de diferentes estímulos. Por isso, é fundamental que sejam realizadas reuniões e conversas para alinhar as expectativas e entender o que gera a motivação de cada um.

Um colaborador pode se incentivar por meio de novas metas, reconhecimento de resultados, capacitação e novos conhecimentos, ou mesmo por meio de uma promoção salarial e novas responsabilidades em seu ambiente de trabalho.

Você verá um pouco mais sobre essas possibilidades a seguir.

2 Invista em capacitação

A capacitação das pessoas envolvidas nas ações e projetos do negócio é indispensável para uma melhor execução das atividades e obtenção de melhores resultados. 

Quando aprendem novas habilidades ou técnicas, as pessoas tendem a colocar isso em prática para testar seu conhecimento. 

Assim, o investimento em capacitações, treinamentos, cursos e palestras, por exemplo, é uma ótima forma de incentivar o desenvolvimento de novas estratégias para o negócio.

3 Defina objetivos claros para sua equipe 

Defina objetivos claros para sua equipe

É muito mais difícil se sentir motivado e engajado quando não se tem clareza do que é preciso fazer. Se os objetivos estabelecidos para o seu negócio não estão claros, ou se ainda não há metas definidas, é necessário mudar essa situação.

Um bom método para tornar seus objetivos mais compreensíveis para todos é utilizar as metas SMART.

Uma meta SMART deve ser:

  • Específica: defina exatamente o resultado que deve ser atingido. Se envolver números, especifique-os
  • Mensurável: tenha uma maneira de mensurar os resultados deste objetivo, caso contrário, não será possível entender se a meta foi atingida ou não
  • Atingível: não estabeleça metas inalcançáveis para suas equipes, pois isto é um grande fator de desmotivação
  • Relevante: a meta estabelecida deve ser realmente relevante para o crescimento da empresa
  • Temporal: defina um prazo para suas metas serem alcançadas.

4 Proporcione um senso de pertencimento à cultura da empresa

Para engajar as pessoas com o seu negócio é necessário que elas entendam e se sintam pertencentes à cultura da empresa. 

Para isso, é essencial ter os princípios e valores do negócio bem definidos e claros para todos os envolvidos. 

Além disso, a comunicação aberta entre as pessoas é fundamental para estimular o senso de pertencimento. Busque ter canais de comunicação internos acessíveis a todos e crie o hábito de fornecer feedbacks.

5 Procure realizar parcerias

Entenda quais são os interesses e necessidades dos seus colaboradores e procure realizar parcerias com negócios que oferecem estes produtos ou serviços de interesse. 

Bons exemplos são parcerias com academias ou restaurantes, que oferecem um certo desconto para seus parceiros. 

Assim, as pessoas se sentem ainda mais satisfeitas com o seu trabalho e valorizadas, aumentando o engajamento. 

6 Dê oportunidades de crescimento

Para engajar pessoas com o seu negócio é preciso entender quais são os objetivos profissionais que elas esperam alcançar. Praticamente todas as pessoas estão em busca de oportunidades de crescimento para realizar mais, e assim, conquistar mais resultados.

Portanto, proporcionar uma chance de evolução dentro do seu negócio pode fazer com que as pessoas se engajem mais com o trabalho para alcançar este objetivo. 

Uma boa maneira de fazer isso é desenvolver um plano de carreira bem estruturado, que incentive os colaboradores a se desenvolverem profissionalmente. 

A vantagem desta prática não é apenas engajar as pessoas que já trabalham em sua empresa, mas também atrair novos talentos. 

7 Reconheça as pequenas e grandes vitórias

Quando alguém conquista um resultado positivo e não recebe nenhum tipo de reconhecimento, tende a diminuir seus esforços em atividades futuras pois sente que não é algo relevante para a empresa. 

Por isso, reconhecer as pequenas e grandes vitórias do seu time é um grande estímulo para que as pessoas continuem se dedicando ao sucesso do seu negócio. 

Considere até mesmo as pequenas realizações do dia a dia. Faça com que as pessoas entendam que os detalhes do seu trabalho são parte de um objetivo maior e que sem eles não será possível alcançá-lo.

Por fim, esperamos que você consiga colocar em prática estas dicas e que elas aumentem o engajamento das pessoas com os projetos da sua empresa! 

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