Como você acompanha o engajamento dos associados no seu sindicato? Incentivar e monitorar a participação deles nas ações desenvolvidas é fundamental para garantir o crescimento da instituição.

Nesse sentido, você pode acompanhar diversas informações sobre o engajamento com a Plataforma de Gestão Área Central.

Continue a leitura e confira quais são os recursos que facilitam este acompanhamento e incentivam a participação dos seus associados!

Por que o engajamento dos associados é fundamental em um sindicato?

Promover o engajamento dos associados é um desafio para qualquer tipo de negócio. Para sindicatos, esta questão se torna ainda mais importante, já que entidades sindicais dependem diretamente da participação das pessoas. 

Com mais associados engajados em alcançar os objetivos do sindicato, é possível crescer de maneira mais rápida e expandir a atuação da instituição. 

Além disso, o engajamento dos participantes também contribui para a redução de custos, melhora o controle de informações e aumenta a competitividade do sindicato no setor.

Recursos da plataforma que promovem o engajamento dos associados

Com a Plataforma de Gestão Área Central os sindicatos ganham diversas vantagens, que vão além das compras conjuntas. Uma delas é o aumento do engajamento entre os envolvidos na entidade. 

A plataforma incentiva a participação nas atividades do sindicato através de recursos como a agenda compartilhada, votação virtual e ranking de associados, e também permite um controle mais assertivo por parte do gestor, com diferentes painéis de indicadores. 

Confira a seguir quais são os recursos que influenciam diretamente no acompanhamento de engajamento dos seus associados!

Necessidade de compras

Presente dentro do módulo de compras, este recurso possibilita que os associados comuniquem quando precisam de um determinado item, solicitando a compra ao gestor. Assim, o sindicato pode analisar se outras unidades precisam do mesmo produto e fazer o pedido. 

Ao permitir que os associados tomem a iniciativa de sinalizar a falta de um produto, a plataforma contribui para uma participação mais ativa e envolvida. 

Painel de indicadores

Com o painel de indicadores o gestor pode coletar diversos dados, realizar o cruzamento das informações para criar indicadores de desempenho, e acompanhar tudo por meio de gráficos e métricas.

Este acompanhamento colabora para manter o gestor atualizado com os dados do sindicato e entender informações específicas de cada associado, proporcionando uma visão mais ampla da entidade. 

Checklist e Programa de Participação

A Plataforma de Gestão Área Central tem como objetivo tornar o engajamento dos associados mais simples e ao mesmo tempo, estratégico. Para isso, o gestor pode supervisionar seus associados por meio de um checklist, conferindo se cada participante está cumprindo as exigências definidas pela instituição.

Quando um associado não está alinhado com um dos objetivos, o gestor pode criar um plano de ação para resolver a situação.

Além disso, a plataforma cria um ranking com a pontuação dos associados conforme este checklist. 

Outra maneira de incentivar o engajamento é através do Programa de Participação. Com este recurso, cada vez que o associado utiliza a plataforma, o sistema contabiliza sua pontuação. O próprio gestor pode definir quais são as ações que geram pontos, o peso e o limite de pontos para cada item.

Assim, o sindicato consegue tornar a participação nas ações mais interessante para os associados, e ainda promove a exploração de todas as funcionalidades da plataforma. 

Pesquisa com os associados

Pesquisa com os associados

Entender as necessidades e desafios de cada associado pode parecer um desafio quando o gestor não conta com uma maneira de levantar essas informações de forma eficiente. 

Por isso, a Plataforma de Gestão Área Central possui o recurso de pesquisa, onde é possível levantar diferentes informações com os participantes. 

Basta que o gestor crie uma pesquisa dentro do sistema para que os associados possam responder diretamente pelo portal. 

Além de incentivar o engajamento, a pesquisa com os associados também contribui para a criação de uma cultura de feedbacks na gestão sindical, algo essencial para o crescimento contínuo. 

Agenda compartilhada

Com a agenda compartilhada o sindicato pode criar o seu próprio calendário de compromissos, além de manter estas informações compartilhadas com os usuários da plataforma. 

Este tipo de recurso ajuda o sindicato a centralizar suas informações e facilitar a comunicação entre os associados. 

Alertas e mensagens na tela inicial

Para manter todos atualizados sobre notícias e comunicados do sindicato, a plataforma permite a criação de alertas que aparecem com destaque na tela inicial do usuário. Em situações urgentes, em que é preciso comunicar a todos rapidamente, o recurso se torna indispensável. 

As mensagens também aparecem na tela inicial, funcionando como um email interno ou canal de comunicação oficial do sindicato. 

Disco virtual

É importante que os associados também tenham acesso aos arquivos do sindicato, como relatórios, documentos e tabelas. Desta forma, o gestor consegue garantir mais transparência nas informações da instituição.

Para manter estes arquivos centralizados em um único lugar, seguros e compartilhados com os associados, basta utilizar o disco virtual da plataforma. Entretanto, apenas o proprietário da pasta de arquivos pode editar o conteúdo, evitando falhas ou alterações dos documentos. 

Sala de reuniões e fórum de discussão

Outros recursos que facilitam a comunicação entre os associados são a sala de reuniões e o fórum de discussão. 

Na sala de reuniões, a equipe de gestão pode marcar a data e hora da reunião, e realizá-la em forma de texto com um determinado grupo de usuários. 

Já no fórum de discussão, é possível escolher um tema a ser debatido pelos associados, incentivando a troca de experiências. Neste local também é interessante solicitar sugestões dos participantes para melhorar a atuação do sindicato e aumentar o envolvimento das pessoas nas ações. 

Votação virtual

A votação virtual é uma forma de estender a tomada de decisão aos associados, além de promover a transparência. 

O moderador pode definir o início e término de votação de cada proposta, e ao finalizar, a plataforma mostra os resultados automaticamente.

Módulo de relatórios

Por fim, a emissão de relatórios também facilita o acompanhamento do engajamento no sindicato. Alguns dos filtros que podem ser utilizados para acessar as informações são:

  • Participação dos associados por período
  • Participação nos pedidos por associado
  • Total de compras detalhado por produtos
  • Total de compras já recebidas
  • Total de compras
  • Total de compras fornecedor x associado
  • Total de compras por marcador
  • Volume comprado (quantidades).

Além disso, o gestor ainda pode emitir relatórios relacionados ao Programa de Participação para conferir o ranking dos associados. 

E então?

Como você viu, a Plataforma de Gestão Área Central torna o trabalho de acompanhar o engajamento dos associados muito mais fácil e até mesmo automatizado. 

O sistema também incentiva a participação dos associados nas ações da entidade sindical através de recursos como o Programa de Participação e votação virtual. 

Para conhecer outros recursos e promover o crescimento do seu sindicato, clique aqui e confira 11 motivos para contar com a Plataforma da Área Central na sua gestão!