Você já conhece as funcionalidades e vantagens de contar com um sistema ERP em seu negócio? Este tipo de software pode apresentar uma série de benefícios para a administração de uma empresa. 

Entretanto, também há a possibilidade de contar com uma plataforma de gestão que contenha recursos mais específicos para o seu negócio e segmento de mercado.

Se você ainda não entende a diferença entre essas duas soluções, e qual pode ser a opção ideal para a gestão do seu negócio, continue a leitura!

Apresentamos a seguir as principais características de cada opção e como elas podem beneficiar a sua empresa!

O que é um sistema ERP e quais são as suas principais vantagens?

A sigla ERP significa “Enterprise Resource Planning”, ou em português, “Planejamento de Recurso Corporativo”. O sistema ERP busca integrar os dados de diferentes setores da empresa e melhorar os processos internos.

O princípio do ERP é centralizar as informações para tornar a comunicação corporativa mais eficiente e evitar falhas internas, além de facilitar a gestão do negócio. 

Com as informações centralizadas, o gestor da empresa consegue ter uma visão mais ampla de cada setor, entender onde estão os gargalos e quais são os possíveis pontos de melhoria, e realizar uma análise de dados mais assertiva. 

Algumas das funcionalidades que você pode encontrar em um sistema ERP são:

  • Faturamento e fluxo de caixa
  • Gestão de estoque
  • Controle da produção
  • Gestão de pessoas
  • Entre outros.

Entretanto, por mais que o sistema ERP apresente diversas vantagens, ainda é preciso analisar quais são os benefícios que uma plataforma de gestão entrega para o seu negócio e entender qual solução é a mais ideal. 

O que é uma plataforma de gestão e quais suas vantagens?

De forma geral, uma plataforma de gestão apresenta algumas similaridades com o sistema ERP. A plataforma permite que você gerencie atividades de diferentes setores do seu negócio e contribui para a automação de diversos processos operacionais. 

Assim, este tipo de software também centraliza as informações, integra as áreas da empresa e proporciona ao gestor uma visão mais estratégica. 

Outros benefícios da plataforma de gestão é o ganho de produtividade, redução de custos, comunicação mais ágil, e dependendo dos recursos disponibilizados, até mesmo aumento da competitividade da empresa. 

Contudo, a semelhança entre as duas soluções pode trazer dúvidas na hora da escolha. Por isso, confira a seguir quais questões devem ser consideradas antes de optar por um software para o seu negócio!

O que considerar antes de optar por um software

Antes de escolher qualquer solução para a gestão do seu negócio é essencial entender, primeiramente, quais são as necessidades a serem atendidas pelo sistema. 

Mesmo que um sistema ERP atenda às demandas gerais de registro de informações, controle financeiro e centralização de dados, cada negócio possui características específicas que devem ser consideradas. 

Uma rede ou central de negócios, por exemplo, conta com um modelo de gestão muito mais específico, já que realiza a compra conjunta com seus associados. Por isso, podem surgir algumas necessidades que o ERP não consegue atender por se tratar de uma solução mais genérica. 

Há ainda a possibilidade de desenvolver um ERP exclusivo para a sua empresa. Desta forma, o sistema contaria com os recursos específicos que o seu negócio precisa. Contudo, os custos para o desenvolvimento de um software como este podem se tornar muito altos para a empresa. 

Além disso, o tempo de implementação também seria muito mais longo, o que não ajuda a resolver problemas imediatos. 

Mas, se um sistema genérico pode não ser a melhor solução, e o desenvolvimento interno de um ERP não possui um bom custo-benefício, então qual seria a melhor saída? 

No caso de redes e centrais de negócio, uma plataforma de gestão específica é a opção ideal. Continue a leitura e entenda melhor!

Qual a diferença entre uma plataforma de gestão e o ERP?

Como você viu, as principais vantagens do sistema ERP estão ligadas à produtividade, padronização de processos e agilidade na informação. Mas se você deseja contar com recursos mais específicos e que atendam às necessidades exclusivas do seu modelo de negócio, uma plataforma de gestão pode ser mais vantajosa. 

É possível encontrar no mercado diversas soluções específicas, conforme o seu nicho ou segmento de mercado.

Nesse sentido, podemos considerar uma plataforma de gestão voltada para redes e centrais. Uma solução assim apresenta recursos que podem facilitar as atividades tanto do gestor como dos associados. 

As funcionalidades que você pode encontrar em uma plataforma assim são voltadas principalmente às compras e à comunicação da rede, mas as outras áreas do negócio também são beneficiadas. Veja os principais recursos deste tipo de plataforma:

  • Controle de acordos comerciais e cotações para todas as unidades
  • Histórico de compras
  • Comunicação entre associados
  • Gestão das informações de sell out
  • Controle financeiro de todas as contas da rede
  • Emissão de relatórios para análise de dados.

Assim, a rede ganha mais agilidade na gestão, pois não precisa adaptar seus processos a um sistema mais engessado. Ao contar com uma plataforma específica para o seu segmento, a implementação se torna mais fácil e rápida, pois os recursos já estão prontos para atender às suas necessidades. 

Outras vantagens da plataforma de gestão é a automação de processos, ganho de competitividade, melhora nas negociações com fornecedores e redução de custos operacionais. 

E então?

Apresentamos neste conteúdo as principais características do sistema ERP, uma importante solução para a gestão de empresas. 

Mas como você viu, para modelos de negócio como redes e centrais, o ERP não consegue atender a todas as necessidades, ainda mais quando consideramos as atividades envolvidas na compra conjunta. 

Por isso, reunimos quais são as vantagens de contar com uma plataforma de gestão mais específica para o seu negócio. 

Um dos pontos que pode ser analisado e controlado de forma mais eficaz com uma plataforma de gestão é o histórico de compras da sua rede, que contribui para entender o comportamento dos seus associados e ter um planejamento mais eficiente das próximas compras. 

Se você deseja se aprofundar neste assunto e tornar a sua gestão mais eficiente, clique aqui para ler mais sobre o histórico de compras e como ele pode ser trabalhado dentro de uma plataforma de gestão!