Aumentar as vendas de um negócio sempre depende de muito planejamento e de ações assertivas para engajar os consumidores. Por melhorar a relação entre indústrias, distribuidores, varejistas e clientes, o sell out é crucial nesse sentido. 

O conceito, que vem se tornando cada vez mais popular no mercado, substitui as relações tradicionais entre quem produz e quem vende produtos, proporcionando um vínculo colaborativo capaz de gerar ganhos a todos os envolvidos.

Ao garantir um maior entendimento sobre os consumidores e seus comportamentos de compra, o sell out serve como base para um planejamento mútuo sobre os meios em que determinados itens devem ser vendidos. 

A seguir, saiba mais sobre seu conceito, importância e descubra também como utilizá-lo em prol dos seus negócios! Continue a leitura!

Entenda o conceito de sell out

O sell out é utilizado, basicamente, como uma medida das vendas que são realizadas pelos varejistas aos seus consumidores. 

Imagine, por exemplo, que uma distribuidora de móveis direciona quase a totalidade de sua produção para determinada loja de departamentos. 

O número de produtos colocados à venda no local, porém, não corresponde ao número de móveis vendidos. 

O sell out é o que representa o número de unidades que realmente foram negociadas e direcionadas aos consumidores finais. 

Sua finalidade, portanto, é proporcionar uma visão real do que é adquirido, para que a indústria possa atuar junto do varejo ao saber exatamente qual é a relação entre o que é fornecido e o que é realmente convertido em vendas. 

São as informações de sell out que permitem às fábricas, ou mesmo distribuidoras, contribuírem com os representantes de varejo, gerenciando o sortimento e a categorização dos produtos de modo a aumentar as vendas e gerar ganhos mútuos.

Descubra como o sell out contribui para o crescimento das vendas

Pode-se dizer que o sell out é uma métrica que aponta qual é o comportamento e as práticas adotadas pelos consumidores em relação à determinada categoria de produtos. 

Se trata de um conceito que impacta diretamente na eficiência operacional de um negócio, agregando mais competitividade a partir do conhecimento dos padrões que são seguidos pelos clientes. 

Ao conhecer quais são os itens de maior ou menor saída, bem como, os fatores de distribuição e sazonalidade que influenciam suas vendas, é possível ter uma capacidade mais apurada de planejamento. 

A partir disso, diversas ações podem ser tomadas, como mudanças na reposição dos estoques, evitando faltas ou sobras de produtos, ações para agregar mais visibilidade a determinada categoria de itens, entre outros. 

Em modelos de gestão considerados tradicionais, é função exclusiva do varejo realizar os pedidos dos produtos que serão postos à venda. 

Na gestão de sell out, por sua vez, as compras predeterminadas, que muitas vezes geram estoques excedentes, são trocadas por uma relação de cooperação junto da indústria, para que as aquisições sejam feitas de acordo com demandas realistas. 

Conforme matéria do site Promtec, o sell out permite que os varejistas mantenham a quantidade ideal de produtos em seus estoques, sendo que as reposições são determinadas de acordo os padrões de consumo dos clientes. 

O conceito, inclusive, está diretamente relacionado ao planejamento de marketing, já que também influencia a realização de promoções, a alteração das estratégias de apresentação dos itens, das ações de merchandising, exposição, etc. 

Descubra, no item a seguir, como o conceito de sell out pode ser aplicado no seu negócio para impulsionar as suas vendas! 

Saiba como utilizar esse conceito em prol do seu negócio

Para garantir destaque no mercado competitivo, um negócio precisa analisar os padrões do mercado em que atua, o comportamento de seus consumidores e todos os fatores que influenciam o sucesso de suas transações. 

Somente a partir dessas análises que é possível determinar ações realmente eficientes de venda, detectar gargalos e eliminar problemas que afetam os resultados.

No vídeo desenvolvido pela Área Central, essa questão é abordada com foco no uso do sell out em prol do planejamento. Para conferir o vídeo completo clique abaixo:

A seguir, apresentamos outras dicas para você efetuar um bom sell out no seu negócio:

Melhore o gerenciamento dos itens por categorias

Ao categorizar os produtos que são oferecidos em um ponto de vendas, é possível evitar análises generalistas e, consequentemente, compreensões equivocadas sobre os padrões de vendas analisados no sell out. 

Mais que garantir que a mensuração das vendas seja feita de forma específica, uma categorização eficiente também melhora a experiência dos consumidores, já que eles encontram o que estavam procurando. 

Promova ações mais assertivas de merchandising 

Pouco adianta oferecer os melhores produtos se a percepção dos consumidores em relação a eles não for correspondente à qualidade ofertada! 

Ao se comunicar com os consumidores de maneira assertiva, entendendo suas demandas, preferências e desejos, as conversões passam a ocorrer de maneira mais natural. 

Em poucas palavras, ao melhorar a divulgação do seu negócio de acordo com o comportamento do seu público-alvo, sua presença perante o mercado torna-se mais elevada, assim como o desejo de compra dos consumidores. 

Entenda plenamente seus consumidores

Por mais que o sell out seja, por si só, uma estratégia que contribui para um maior entendimento dos consumidores, é preciso que já exista uma noção apurada sobre quem escolhe a sua empresa e seus produtos. 

Ao ter esse conhecimento e torná-lo mais apurado por meio do sell out, é possível saber com exatidão não para quem você irá se comunicar, mas como isso será feito da maneira mais atrativa e eficiente possível. 

Realize promoções de sucesso

É comum entre os varejistas que não realizam uma gestão eficiente de estoque a realização de promoções com preços muito baixos, que servem para eliminar os itens excedentes que não foram vendidos. São as famosas queimas de estoque. 

Por meio da análise de sell out, é possível gerenciar os produtos com mais precisão, evitando que promoções sejam realizadas por mera necessidade de giro. 

Melhor do que isso: ao ter pleno conhecimento sobre os fatores que impulsionam as vendas entre os consumidores, é possível realizar ações promocionais que realmente impactem o público e sua experiência de venda, gerando ainda mais lucros!

E então?

Você viu que falamos sobre o conceito de sell out, como ele colabora para o crescimento das vendas e ainda, pontuamos dicas de como você pode utilizá-lo no seu negócio.

Essa visão clara das demandas dos clientes, como você pôde notar, traz inúmeros benefícios. Na prática, inicialmente, a aplicação e trabalho em torno desta análise pode parecer complicada, mas conforme você for aplicando notará que muitas áreas da sua empresa serão impactadas de forma positiva.

Se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato conosco! Se quer aprofundar ainda mais seus conhecimentos em gestão de vendas, confira nosso conteúdo do blog sobre Gestão de Vendas: atinja o sucesso com o auxílio de ferramentas on-line!