O fim de ano está chegando e junto com ele vem a necessidade de planejar o seu negócio. E esse tipo de estudo passa por uma pergunta que poucos empreendedores dão atenção: quais as estratégias de compras que você vai usar para vender mais?

Isso porque não dá simplesmente para pular as sete ondas e achar que as vendas vão acontecer naturalmente. Sendo assim, lojistas e franqueados precisam se preparar para restabelecer seus estoques, economizar com os custos e muito mais. 

Nesse sentido, é preciso ter estratégias bem definidas para maximizar os lucros e manter a sua loja em constante crescimento. É preciso saber comprar para vender bem!

5 estratégias de compras de sucesso para o seu negócio

Para ajudar você com essa demanda, nós preparamos algumas dicas que tem tudo a ver com as estratégias de compras para o próximo ano e que certamente poderão otimizar a gestão do seu negócio. Confira!

1 – Aumente o mix de produtos

Aumentar o mix de produtos é uma estratégia de compras muito interessante para diversos segmentos. Nesse tópico, o foco não está em falar sobre como economizar com as suas compras, mas sim como avaliar as tendências de consumo para 2022.

Isso porque se levarmos em conta a escassez de produtos que existem em alguns mercados, essa dica ganha ainda mais relevância. O isolamento social mostrou que há segmentos mal explorados e isso pode ser uma oportunidade de negócios para lojistas.

A WGSN tem uma pesquisa que mostra quem serão os consumidores do futuro, citando aqueles da geração millenials, que representa um mercado consumidor em alta. De fato, aumentar o mix de produtos faz parte das estratégias de compras.

No entanto, para aumentar o mix de produtos e aproveitar essa oportunidade, é preciso contar com bons fornecedores e aproveitar as vantagens que cada um oferece.

2 – Entenda o consumidor do futuro

O segundo ponto importante nesse artigo sobre quais as estratégias de compras que você pode adotar no próximo ano é para complementar o que já foi dito acima. Estamos falando sobre o consumidor do futuro.

Afinal, é ele que vai ditar as principais tendências de consumo para 2022. E não é preciso ir muito longe para entender isso: a sua compra está totalmente ligada ao mercado consumidor e você sabe muito bem disso.

Quer ver só um exemplo muito prático que vai ligar essa ideia com o tópico acima, sobre o mix de produtos? O estudo da WGSN diz que as vendas com “linhas limitadas” devem crescer 5,6% anualmente até 2023.

Isso quer dizer que ter produtos exclusivos e diferenciados pode ser um grande diferencial de mercado. Consequentemente, isso se liga à margem de lucro do seu negócio e aumento de vendas. 

Só que para isso acontecer você tem que fazer a compra certa. E fazer a compra certa, nesse caso, tem tudo a ver com entender que a sua estratégia de compra tem relação direta com o seu público-consumidor. É fácil entender essa ligação, não é?

3 – Tenha mais poder de barganha para mais estratégias de compras

Quando várias empresas (ou pessoas) se reúnem para o mesmo propósito, aumenta-se também o poder de barganha nas relações de compra e venda. É aquela ideia de comprar em lotes maiores, sabe?

Isso pode ser extremamente vantajoso quando o intuito é obter grandes quantidades de determinados produtos. O problema é quando não se tem capital suficiente por parte de algumas empresas. 

Em alguns casos, a saída acaba sendo a criação de grupos de empresas de um mesmo segmento. Logo, lojistas e empreendedores se reúnem e fica mais fácil negociar preços e prazos, tendo em vista o maior poder de compra.

A partir do tópico três, que é esse que você está lendo, nós seremos mais objetivos para falar sobre quais são as estratégias de compras para 2022. Afinal, as dicas serão totalmente voltadas para a parte financeira do negócio. 

4 – Reduza custos de aquisição 

Essa mesma união que mencionamos acima permite que a gente observe que os custos de aquisição também podem ser reduzidos em determinadas compras que são feitas por vários lojistas no país todo.

O motivo é que existem os gastos recorrentes com a compra dos produtos, como é o caso do deslocamento, alimentação dos responsáveis, tempo, etc. O que pouca gente nota é que eles podem ser evitados.

Então, aqui temos uma verdadeira tendência de negócios para os próximos anos: analisar e criar um planejamento correto das compras para reduzir os custos de aquisição. 

Quer um exemplo? Suponhamos que 10 lojistas desejem comprar os mesmos produtos em um determinado fornecedor. Ao invés dos 10 se deslocarem até lá, é possível que apenas 1 membro represente o interesse do grupo.

Essa pode ser uma estratégia de compra muito relevante quando há interesses em comum e a ideia clara de associativismo empresarial corroborada por todos os empresários.  

5 – Melhore o seu estoque 

Já falamos de tendências de consumo para 2022 e de negócios. Tudo isso tem relação com estratégias de compras. Mas, se tem algo que vai dizer muito sobre o quanto você pode economizar com isso é o seu estoque.

Definitivamente, e você sabe, não dá para ter um estoque desorganizado, não é mesmo? Isso porque em toda empresa ele se torna uma ferramenta de compras importantíssima para avaliar as possibilidades que o mercado oferece.

A boa notícia é que sempre há espaço para melhorar o estoque e ter um fluxo organizado de mercadorias. 

O motivo? Isso é muito importante para que o lojista não perca oportunidades de vendas em ocasiões especiais ou fique com produtos encalhados por erros nas estratégias de compras. 

Curiosidade: estratégias de compras na força da união com outras empresas

A célebre frase diz que “a união faz a força”. E isso é muito verdadeiro quando se trata de negócios e compras conjuntas, principalmente quando pensamos em estratégia de compras. 

Pode parecer bobagem, mas isso também tem peso importante no estudo sobre quais são as estratégias de compras que você vai adotar no ano que vem. 

Ao unir forças, fica mais fácil e seguro conseguir reduzir os custos e obter os maiores lucros, além de fortalecer todo um segmento mercadológico. 

Essa pode ser uma das melhores estratégias de compras para 2022, tendo em vista que esse conceito de cooperativismo vem ganhando mais força e ajudando várias empresas a impulsionarem os seus negócios.

As compras conjuntas nos dias atuais

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