O ser humano é visual, logo, elementos gráficos são fundamentais para facilitar a compreensão das informações. Foi pensando nisso e em agilizar o acesso aos dados dos negócios que criamos o Painel de Indicadores da Plataforma de Gestão Área Central.

Afinal, não dá para confiar na sorte quando o assunto é a tomada de decisão dentro da Rede ou Central. Toda e qualquer iniciativa sua na gestão precisa ser justificada por referências.

Então, quanto mais simples for para você, gestor, ter acesso e interpretar estas informações, mais assertivas serão as decisões.

Logo, o Painel de Indicadores permite que você tenha sempre em mãos todas as informações que precisa para definir estratégias e agir de forma assertiva. Isso porque, ele disponibiliza em tempo real tudo o que você necessita sobre o grupo.

Assim, fica muito mais fácil definir os caminhos a serem seguidos, além de realizar melhorias e evitar muitos erros.

Porém, você realmente sabe como utilizar esta funcionalidade a favor da sua gestão? Siga em frente com esta rápida leitura e atualize-se sobre este recurso primordial para sua rotina. Ele pode ser o diferencial nos resultados da Rede ou Central em 2021!

Painel de Indicadores: configurado para ajudar nas suas demandas

O Painel de Indicadores da Plataforma de Gestão Área Central é para você, que quer ter em mãos métricas precisas para a tomada de decisão. Afinal, você sabe o quanto é eficaz definir estratégias baseadas em dados, não é mesmo?

Quem está atualizado com o mercado sabe que o conceito de Business Intelligence está cada vez mais presente dentro das Redes e Centrais.

Logo, se você está conectado com as tendências precisa contar com as funcionalidades do Painel de Indicadores no dia a dia da gestão.

Tudo o que você precisa saber sobre este recurso!

Primeiramente, você precisa entender que o Painel de Indicadores se refere ao conjunto dos gráficos presentes dentro da Plataforma de Gestão Área Central. Acompanhe estes pontos sobre a funcionalidade:

  • Quando falamos em “visão”, estamos definindo o gráfico. As “visões” correspondem com a análise que você deseja ter do negócio. Ou seja, se quer acompanhar volume de compras, metas, ou até mesmo o ranking dos associados.
  • Então, este recurso tem como diferencial a possibilidade de apresentar várias fontes. Sabe o que isso significa? Que ele pode ser personalizado de acordo com as necessidades da sua Rede ou Central.
  • Desta forma, o Painel de Indicadores pode apresentar informações do grupo, com gráficos com base nas compras, dados de pedidos realizados dentro da Plataforma ou ainda, pode ser realizado a partir de perguntas enviadas para os associados, em que as respostas serão convertidas em fonte para painéis e visões, como você preferir personalizar!
  • Outro diferencial neste sentido é que ele permite criar e alterar os dados apresentados sem a necessidade de programação. Sendo assim, você e outros gestores da Rede ou Central podem editar tudo conforme as necessidades deste modelo de negócio.

Neste vídeo, a nossa colaboradora Marjorie Moraes ensina tudo o que você precisa saber para configurar o seu Painel de Indicadores, de acordo com a necessidade da Rede ou Central. Assista!

Mas, você sabe o que precisa avaliar para mensurar o desempenho do grupo?

Não basta ter a melhor ferramenta em mãos, é preciso saber quais dados deve acompanhar e como transformá-los em uma tomada de decisão assertiva.

Atenção: não acompanhar os números da sua Rede ou Central em tempo real pode ser um grande erro na gestão, conforme já listamos em nosso blog.

Por isso, se você não souber exatamente todos os dados, fica difícil realizar as atividades sem perdas. E como pontuamos, com a velocidade que os negócios se transformam, não ter uma análise em tempo real dos dados gerados nas negociações e ações faz com que a Rede ou Central fique para trás.

Use comparações a seu favor!

Neste sentido, lembre-se que o poder da informação está nas comparações. Você pode ter o máximo de dados em mãos, mas eles só serão relevantes quando comparados com outros em um determinado período, por exemplo.

Ou ainda, você pode saber o valor das compras de parceiros realizadas neste trimestre, mas só poderá dizer se este número é positivo ou negativo para o grupo quando compará-lo ao trimestre anterior.

Pensando nisso, temos mais uma dica que você pode aplicar ao usar o Painel de Indicadores da Plataforma de Gestão Área Central.

A dica é: tenha acesso a vários painéis, um para cada situação da gestão. Assim, será mais fácil não confundir dados e visualizar as informações antes da tomada de decisão.

Para isso, você pode utilizar os filtros disponíveis dentro da Plataforma.

É possível criar, por exemplo, um painel com gráfico do volume total de compras da rede, mas para usá-lo em um momento específico, você pode filtrar e visualizar somente as informações que precisa acessar, sem precisar ter dois gráficos!

O Painel de Indicadores permite comparativos assertivos, como das compras por ano, por exemplo. Desta forma, é possível avaliar a compra de um produto específico de um ano para o outro, realizando melhorias nesse sentido a partir dessas informações.

Outras formas e fontes para serem avaliadas são o faturamento por caixa ou estoque por margem de contribuição, bastante utilizados pelos clientes. Para completar, o Painel de Indicadores possibilita o associado comparar seus próprios dados com a média da rede, vendo se seus resultados estão acima ou abaixo do grupo.

Quer exemplos reais de como o Painel de Indicadores faz a diferença?

Recebemos muitos feedbacks positivos dos usuários da Plataforma de Gestão Área Central sobre o uso deste recurso, e vamos compartilhar alguns deles com você aqui!

Eles podem te inspirar a aproveitar a funcionalidade de novas formas e ainda mais assertivas.

Por exemplo, para analisar a performance do fornecedor e do associado ao mesmo tempo, por exemplo, é interessante criar dois painéis, um para cada tipo de fonte.

Neste sentido, temos um case de um cliente que usa o recurso para mostrar informações de muito interesse no mercado para os seus melhores fornecedores. Assim, o fornecedor consegue identificar quais as demandas que está atendendo, sabendo sua representatividade em relação aos associados.

O cliente também apresenta dados de compras por período e associados, entre outras informações para este parceiro. Desta forma, a rede se relaciona com o fornecedor de uma maneira diferenciada.

Vale lembrar que hoje muitos fornecedores pagam para se tornarem “premium” e receberem estes dados, porque as informações refletem em mais competitividade. Pensando nisso, o painel pode até se tornar uma fonte de renda para a sua Rede!

De olho nas metas

Se você está de olho no futuro dos negócios, pode usar este outro exemplo entre nossos clientes.

Uma empresa com altas demandas na área financeira, cuja Rede trabalha focada em metas agressivas, conseguiu usar o Painel de Indicadores para ter um melhor acompanhamento do faturamento em relação aos objetivos do negócio.

Com essa melhoria na visualização dos dados, com gráficos comparativos de várias fontes, tem conseguido otimizar as estratégias em relação aos resultados anteriores.

Melhore o controle das finanças

Agora, aqui vai mais um exemplo de um cliente que passou a utilizar a plataforma para otimizar o controle financeiro dos negócios.

Antes, o gestor apresentava os resultados para os sócios somente por conteúdos em planilhas de Excel e Power Point, criados manualmente.

Este processo exige muito tempo e atenção para que não ocorram erros. Entretanto, depois de melhorias, o gestor passou a usar somente o Painel de Indicadores para apresentar estes resultados.

E isso agregou muito mais assertividade para esta prestação de contas, bem como, para o acompanhamento de despesas, resultados de receitas operacionais anuais, inadimplências, entre outros dados.

E então?

Nossos recursos são aperfeiçoados constantemente, de acordo com as solicitações dos clientes que precisam analisar mais fontes. Assim, seguimos trabalhando em nosso Painel de Indicadores e queremos ver você usando a favor dos seus resultados.

No começo desta funcionalidade, existiam somente seis possibilidades de gráficos. E hoje estão disponíveis 10 visões para cada um dos 15 gráficos disponíveis para criação.

Então, se você busca simplicidade, pode utilizar o gráfico de métrica, que somente apresenta números, por exemplo. Já se deseja apresentar todos os detalhes, tem em mãos opções mais complexas, de acordo com os filtros escolhidos.

Agora você já sabe como os indicadores em tempo real contribuem com a evolução dos negócios, que tal crescer junto com a Área Central? Com informações em mãos e em tempo real, é possível agilizar e alcançar muito mais resultados.

Entre em contato e solicite uma demonstração gratuita para conhecer esta e outras funcionalidades que refletem no desenvolvimento da sua Rede ou Central de Negócio!

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