Sabemos que os desafios de um empreendedor no mercado atual são muitos. Desde a abertura da empresa até a gestão de todos os recursos e desenvolvimento de estratégias, é comum que os empreendedores tenham dificuldades e dúvidas na administração do negócio. 

Por isso, reunimos neste conteúdo 4 dos principais desafios enfrentados por um empreendedor e dicas para que você possa superá-los. Continue a leitura e entenda! 

Por que é importante entender quais são os desafios de um empreendedor?

Os desafios de um empreendedor no mercado brasileiro envolvem questões que, muitas vezes, podem ser decisivas para o sucesso do negócio. 

A abertura da empresa por si só já é uma etapa que apresenta inúmeras dificuldades, principalmente relacionadas à burocracia. Mas, após finalizar esta fase, o empreendedor continua encontrando desafios e obstáculos para se manter competitivo no mercado e estruturar seus processos internos. 

Nesse sentido, identificar quais são estes desafios é fundamental para estar mais preparado, além de entender o que é preciso fazer para que o seu negócio consiga contornar as dificuldades encontradas. 

Mesmo que a rotina de um empreendedor seja muito intensa, é essencial reservar um tempo para fazer esta análise mais aprofundada dos pontos que impactam a atuação da empresa. 

Portanto, confira a seguir alguns dos principais desafios de um empreendedor no mercado brasileiro!

1 Visão estratégica do negócio 

Ter uma visão estratégica do seu negócio significa entender quais são os objetivos e metas a curto, médio e longo prazo, e quais são os passos que devem ser seguidos para alcançar essas metas. 

Para isso, a gestão de metas é uma atividade fundamental. De nada adianta traçar objetivos que não sejam relevantes para a empresa, ou então inalcançáveis. As metas estabelecidas precisam ser específicas e devem abordar as reais necessidades do negócio, além de estarem alinhadas com a realidade da empresa. 

Também é preciso ter foco para não sobrecarregar as equipes com diversos objetivos diferentes, estabelecer prazos para que esses objetivos não sejam esquecidos, e encontrar métricas para mensurar os resultados obtidos. 

A análise dos resultados tem um grande poder de trazer entendimento e novos insights para o empreendedor. 

Segundo pesquisa realizada pela Endeavor Brasil, os maiores desafios relacionados à visão do negócio são:

  • Dificuldade na expansão e estratégia de crescimento
  • Estratégia para novos produtos e segmentos
  • Falta de foco e de visão de médio a longo prazo
  • Falhas na implementação da estratégia
  • Gestão e desdobramento de metas.

O principal destes desafios é implementar estratégias de crescimento. Elas são, basicamente, ações que visam aumentar a lucratividade, conquistar novas parcerias, expandir o mercado e tornar a empresa uma referência no local e segmento de atuação.

Assim, é necessário que antes de aplicar qualquer plano de crescimento, seu negócio entenda profundamente o mercado em que atua e as tendências do segmento. O próximo passo é identificar se a empresa está realmente organizada e bem estruturada para adotar esta estratégia. 

Isso porque, quando ainda existem problemas estruturais nos processos, uma nova estratégia pode não trazer os resultados esperados, e até mesmo complicar ainda mais a situação. 

2 Estruturação de processos

Estruturação de processos

A estruturação de processos é um fator essencial para qualquer negócio. Entretanto, este é mais um dos desafios enfrentados por um empreendedor. 

O controle de processos internos abrange diversas questões, como o monitoramento de custos, a logística dos produtos, gestão de qualidade, controle de estoque e todos os aspectos envolvidos com as compras e seleção de fornecedores. 

Tornar todos estes processos eficientes e claros pode não ser fácil, mas traz diversos benefícios para a empresa. Mesmo que sejam questões internas, a organização destes aspectos impacta indiretamente na satisfação do consumidor. 

A pesquisa da Endeavor também afirma que a maioria dos empreendedores compartilha seus desafios, mas grande parte ainda se sente sozinho na gestão. Nesse sentido, compartilhar experiências pode ser uma ótima maneira de superar estes desafios operacionais. 

O associativismo empresarial, por exemplo, pode aproximar negócios de um mesmo segmento e promover a gestão conjunta, contribuindo para a resolução de problemas em parceria. 

Além disso, é importante considerar o papel da tecnologia neste cenário. É possível encontrar diversas soluções que automatizam processos operacionais, aumentando assim a eficiência da gestão, proporcionando ao empreendedor mais tempo para desenvolver sua visão estratégica.  

3 Gestão financeira

A gestão financeira é um desafio em praticamente todos os segmentos de negócios, principalmente porque não depende apenas de fatores internos. Muitos fatores externos à empresa, como crises econômicas, inflação, variações do mercado e mudanças no comportamento do consumidor podem influenciar a gestão financeira. 

Entre as dificuldades financeiras mais comuns estão:

  • Controle e planejamento financeiro
  • Capital de giro e fluxo de caixa
  • Contabilidade
  • Gestão de custos.

Para ter um controle financeiro eficiente você pode adotar algumas práticas como o registro de todas as entradas e saídas de dinheiro, classificação das despesas, análise de possíveis reduções de custos e evitar ao máximo a inadimplência. 

Outras recomendações são utilizar um software de gestão que tenha os recursos ideais para o seu controle financeiro e, claro, buscar o auxílio de profissionais de contabilidade. 

4 Marketing e vendas

Por fim, um dos principais desafios de um empreendedor está nas áreas de marketing e vendas. 

No segmento varejista, os pontos de maiores dúvidas são a precificação de produtos, as estratégias no ponto de venda e a própria gestão de vendas. 

Em relação à precificação de produtos, é importante que o controle financeiro, citado no item anterior, seja realizado corretamente. Isso porque, é fundamental entender suas despesas para utilizar estratégias de precificação que tragam lucros, e que não apenas cobrem os custos operacionais. 

Para isso, estabeleça sua margem de lucro ideal, considerando as características específicas e os objetivos do seu negócio.

Já para impulsionar suas vendas e conquistar mais clientes, o Trade Marketing é indispensável para tornar o seu ponto de venda mais atrativo. 

O Trade é, basicamente, um conjunto de técnicas para otimizar o desempenho dos canais de distribuição conforme as características do ponto de venda, do público e do produto. 

Ações como experimentação, reorganização da disposição de produtos e utilização de materiais de merchandising têm um potencial considerável de aumentar suas vendas. 

A gestão de vendas, por sua vez, demanda um conhecimento aprofundado sobre a realidade interna da empresa, o estabelecimento de objetivos eficazes e um planejamento detalhado das técnicas a serem utilizadas. 

Como você pode ver, por mais que se tratem de áreas diferentes, todos os desafios abordados neste conteúdo se relacionam de alguma forma. 

Agora, para continuar aprendendo sobre como você pode superar os desafios de empreender, recomendamos a leitura do conteúdo sobre como a gestão de negócios é impulsionada pela tecnologia!