DESENVOLVA AS PESSOAS COM CAPACITAÇÕES PROFISSIONAIS, SÃO ELAS QUE LEVARÃO O SEU NEGÓCIO PARA O PRÓXIMO NÍVEL!

De acordo com Associação para o Desenvolvimento de Talentos (ATD), empresas que investem em treinamento e capacitações profissionais dos seus colaboradores obtém uma melhora de até 218% na produtividade.

E já não é mais novidade que a maneira como os colaboradores se sentem reflete diretamente nos resultados alcançados, e levando em conta o cenário atual dos negócios, fica cada vez mais evidente que para se tornarem competitivos no mercado os grupos precisam investir no maior ativo que possuem: as pessoas.

E para garantir o desenvolvimento e habilidade dos seus funcionários é de extrema importância desenvolvê-los com capacitações profissionais, isso deve ser visto como uma grande oportunidade de elevar os resultados dentro de uma empresa ou organização.

E por que uma empresa ou organização precisa investir em capacitações profissionais?

Mesmo que a empresa mantenha seus processos organizados, que tenha atitudes e ações modernas com seus colaboradores, que invista em tecnologia que transforma a gestão e os métodos de trabalho, se não houver capacitações profissionais constantes, a equipe ficará estagnada.

E sem desenvolvimento, o negócio corre o risco de ficar para trás e de não conseguir acompanhar o ritmo do mercado.

Despertar nas pessoas capacidades e aperfeiçoar suas habilidades, sejam elas técnicas ou conceituais, gera senso crítico e motivação para desenvolver ideias lucrativas e de crescimento.

E isso só acontece promovendo a renovação contínua do conhecimento dos colaboradores, e nesse ponto, o investimento em capacitações é o principal caminho.

Vamos avaliar pelo menos três motivos que nos dão certeza dessa importância dentro de uma empresa ou organização:

Retenção de talentos

Se o colaborador entende que na empresa ele pode crescer profissionalmente, aprender, ocupar posição de maior destaque e ter aumento na remuneração através dos treinamentos e de seu desenvolvimento pessoal, certamente ele vai avaliar a empresa como um ótimo lugar para trabalhar e fazer carreira.

E se as capacitações profissionais ainda forem vistas como forma de reconhecimento e valorização, a chance de dedicação e permanência de colaboradores talentosos aumenta.

Engajamento da equipe

Se um colaborador conseguir alcançar um alto nível de produtividade dentro da sua empresa e souber que sempre terá espaço para crescer através do conhecimento e das oportunidades de aprendizado que recebe, com certeza ele vai querer dar o seu melhor para permanecer na empresa.

E aqui vale destacar o quanto ter uma equipe motivada pode refletir no resultado do seu negócio: quando o aprendizado de um novo método, ou treinamento de alguma habilidade for capaz de gerar motivação em um colaborador, certamente sua mente vai trabalhar para o caminho de ideias inovadoras.

E é assim que você terá uma pessoa motivada e consciente de seu papel dentro da empresa, que poderá contribuir de forma espontânea para o constante crescimento do negócio e adaptação para o mercado que permanece em mudança contínua.

Competitividade no mercado

Se a empresa possui uma equipe talentosa e motivada, em constante evolução, alcançando bons resultados, ela também terá destaque no mercado e terá muito mais vantagem competitiva.

As capacitações profissionais dos colaboradores refletem ainda no melhor atendimento dos clientes, na eficiência do trabalho, melhorando a imagem da empresa.

Portanto, esse investimento é importante não apenas para treinar e desenvolver as habilidades dos colaboradores, mas também para proporcionar um desenvolvimento saudável da própria empresa.

Nesse sentido, é fundamental investigar as necessidades da organização e criar programas de treinamento e desenvolvimento que atendam a essas demandas.

Importância de capacitação interna para a equipe

Decidiu capacitar?

Quando a empresa tem entendimento da necessidade de capacitações profissionais de sua equipe, é preciso que se pense e planeje formas de mensurar os resultados, sabendo assim se está no caminho certo ou se será preciso mudar a estratégia.

Por exemplo, se você investiu em um treinamento de gestão de tempo para sua equipe, pois entendia que isso freava a produtividade, meça justamente esse ponto. Observe se depois de treiná-los os processos ficaram mais ágeis, se as tarefas estão sendo realizadas no tempo estimado e com a qualidade que sua empresa procura.

Mensurar o retorno dos treinamentos garante que você está seguindo o caminho certo, indo em direção ao sucesso.

É importante deixar claro quais são suas expectativas

Em todo esse processo deve ficar muito claro para a equipe o que a empresa espera alcançar. Principalmente o quanto de espaço, ou crescimento dentro do seu negócio,  terá um colaborador que busca se aperfeiçoar e treinar suas habilidades.

A empresa que possibilita esse crescimento e permite a renovação do conhecimento, gera maior produtividade e qualidade, além de estar sempre um passo à frente de seus concorrentes.

Então, esperamos que após esse conteúdo você tenha certeza do quão essencial são as capacitações profissionais para sua rede ou central. Que seja um incentivo para você investir, fazendo assim com que os processos e decisões do seu negócio se tornem cada dia mais assertivos.

E já que estamos falando sobre capacitação, se você quer entender a relevância dela para lideranças, clique aqui e descubra a importância da sua rede investir na capacitação de lideranças!