O conceito de BI (Business Intelligence) está cada vez mais presente dentro das Centrais de Negócios. Isso porque, muitos profissionais à frente dos negócios já entendem que quanto mais informações tiverem, melhor será a tomada de decisão.

Esta prática pode parecer algo muito distante da sua realidade, mas saiba que aplicá-la no seu dia a dia é algo mais fácil do que você imagina!

E ao se basear em BI para realizar as escolhas que norteiam os resultados das Redes e Centrais de Negócios, sua gestão só tem a ganhar.

Quer saber mais sobre a importância do Business Intelligence neste modelo de negócio? E conhecer recursos para trazê-lo ao seu trabalho?

Então este conteúdo é para você. Confira tudo o que temos a compartilhar para você modernizar processos e expandir resultados!

Antes de começar, você lembra o que é Business Intelligence?

Isso porque, nós já explicamos aqui no blog o que é este processo. O Business Intelligence foi abordado em nossa publicação sobre como usar as informações estratégicas fornecidas pelos sistemas.

Mas não há problema nenhum em relembrar este conteúdo novamente. Afinal, é revendo que se aprende! Então, saiba que este é um conjunto de técnicas que dão suporte à tomada de decisão.

Como a própria tradução de seu nome em inglês já diz, se refere à inteligência empresarial, de negócios. Logo, o BI diz respeito ao processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de todas as informações.

Após esta vasta captação de dados, por meio de ferramentas digitais, são obtidos dados que podem direcionar decisões mais assertivas para cada situação. Resumindo: o Business Intelligence é uma maneira de você se aprofundar nas informações da sua empresa e usá-las a favor das escolhas futuras.

Vale lembrar que o conceito também engloba informações sobre as necessidades dos consumidores, comparações com a concorrência, condições do atual cenário do seu setor de atuação, além de aspectos macro, como a economia e tendências culturais, até mesmo comportamentais.

Conforme explicado pela Resultados Digitais, o Business Intelligence é muito mais que um simples relatório. É uma mudança cultural que direciona a tomada de decisão a partir de dados. É a forma como se aplicam às informações a favor dos resultados.

No começo, pode parecer algo demorado e complicado, mas com o passar do tempo, ao ganhar prática, você vai agradecer por adotar o Business Intelligence.

Isso porque, verá o quanto esta melhoria na visibilidade das informações contribui para você conhecer ainda mais o negócio e, assim, adotar ações mais assertivas rumo ao crescimento.

O BI faz sentido na minha Rede ou Central de Negócio?

A resposta para esta questão será sempre “sim”, pois o Business Intelligence é um conceito que pode ser aplicado em todas as empresas, de todos os setores e tamanhos.

Logo, também pode fazer parte da sua gestão, independentemente do seu cenário ou atuação.

Hoje, o BI está cada vez mais presente nas decisões de empresas de pequeno e médio porte, pois os negócios perceberam que, desta forma, conseguem alcançar vantagens como:

  • Otimizar tempo de trabalho;
  • Reduzir custos;
  • Eliminar a duplicação de tarefas;
  • Acessar previsões assertivas do crescimento da empresa;
  • Orientar a elaboração de estratégias mais pontuais para cada situação;
  • Realizar mudanças para se antecipar aos cenários futuros.

E ainda existem vantagens nos sistemas de BI de baixo investimento para as Redes e Centrais de Negócios menores. Eles também facilitam o acompanhamento e avaliação de dados em quantidades muito menores.

Com isso, as empresas que adotaram as boas práticas de BI já percebem a facilidade em manter um padrão de crescimento. A publicação do portal “Folha Dirigida”, informa que, segundo a pesquisa Research & Market, nos próximos quatro anos as ferramentas de BI no mundo deverão ter um crescimento médio anual de 12%.

Sua gestão está alinhada com este futuro?

A Área Central está alinhada com as vantagens do BI

A Plataforma de Gestão Área Central auxilia quem busca aplicar o Business Intelligence nas decisões, pois atua na coleta de dados internos das Redes e Centrais. Desta forma, traz informações a respeito das preferências dos associados, bem como, dos dados referentes à fornecedores, transporte e clientes.

Sabe como isso acontece? Através da ferramenta de captura das informações contidas nas Notas Fiscais eletrônicas (Nfe) dos associados. No sistema da Área Central, o gestor tem acesso a dados importantes sobre o que cada associado está comprando.

Desta forma, as compras individuais, que não passam pela central, também são acompanhadas. E com base nesses dados, o gestor pode ter acesso a inúmeras informações relevantes e que auxiliarão na sua gestão.

Lembramos também da importância da análise dos dados, que permite aos profissionais conhecerem a curva ABC de consumo dos associados. Assim, otimiza o planejamento de compras e acompanha se os associados estão comprando e negociando melhor, para agir rapidamente caso seja necessário aprimoramento.

Nós temos experiência em transformar dados das Redes e Centrais de Negócios, através do cruzamento de dados da Plataforma, em informações estratégicas, e queremos que você também possa realizar esse trabalho.

Então, entre em contato e converse com nossa equipe para saber mais sobre como a Plataforma de Gestão Área Central contribui com a atualização e melhoria das operações através do BI!

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