Os processos de gestão de uma rede, como levantamento de demanda, registro de dados e controle de compras e vendas, podem trazer diversos insights se realizados de maneira automatizada e eficiente. 

Nesse sentido, apresentaremos neste conteúdo quais ações o gestor da rede ou central pode efetuar dentro da plataforma para operacionalizar as atividades do dia a dia e garantir mais agilidade e eficácia. Confira!

Como realizar o levantamento de demanda?

Em negócios que realizam compra conjunta, o levantamento de demanda dos associados é uma das principais atividades desenvolvidas pelo gestor.

Caso ocorram falhas neste processo, a rede ou central corre o risco de sofrer com rupturas de estoque ou mesmo ter produtos parados por muito tempo. 

Nesse sentido, dentro da Plataforma de Gestão da Área Central é possível realizar o levantamento de demandas para saber a quantidade estimada de determinado produto que os associados desejam comprar de duas formas: através da demanda normal ou a demanda meta.

A primeira busca levantar a necessidade de cada associado, a fim de identificar o potencial de compra da rede como um todo.

Já na segunda forma existe uma pré-negociação com o fornecedor, onde os volumes de compras já estão estabelecidos e, de acordo com eles, o preço tem variações.

Outro recurso interessante para esta atividade é a necessidade de compras, onde o associado pode avisar a central que necessita de determinado produto. 

Tenha um registro eficiente com o módulo de cadastros

Uma das chaves para automatizar sua gestão e tornar os processos mais eficientes é manter todas as informações cadastradas em um sistema com fácil acesso.

Partindo deste princípio, o módulo de cadastros da Plataforma de Gestão da Área Central permite registrar as mais diversas informações referentes à rede. 

Confira os dados que você pode registrar na plataforma:

  • Relação de todos os associados da rede
  • Cadastro de todos os fornecedores, permitindo analisar questões como os produtos, especificações e ocorrências do fornecedor, além da categoria, como parceiro, não-parceiro ou multinacional
  • Curva ABC Fornecedor, que auxilia na identificação dos fornecedores mais relevantes
  • Lista de todos os produtos cadastrados no sistema, com a possibilidade de analisar o histórico de compras e até mesmo o preço
  • Cadastros de novos produtos com todas as informações referentes
  • Criação de grupos de associados
  • Gestão de marcadores para categorizar os produtos
  • Controle dos usuários da plataforma.

Com recursos assim, a integração de informações é mais facilitada, o que é fundamental para uma gestão eficiente. Além disso, o cadastro de informações estratégicas auxilia a análise e tomada de decisão do gestor.

Controle as compras da rede

Controle as compras da rede

Manter um controle organizado das compras da rede e conseguir realizar negociações assertivas é um dos principais desafios do gestor de uma rede ou central de negócios. 

Para ajudá-lo a superar este desafio, a Plataforma de Gestão da Área Central conta com soluções de monitoramento de NF-e, acordos comerciais, compras avulsas, classificados, cotações e pedidos. 

Monitor de compras NF-e

O Monitor de compras NF-e é instalado no computador da loja e configurado ao certificado digital da mesma, capturando as notas das compras realizadas. 

Estas notas ficam armazenadas por 5 anos ou até mais, o que contribui para o atendimento da responsabilidade legal que a loja possui. A nota fiscal também possibilita realizar o cadastro dos fornecedores e produtos no sistema. 

Acordos Comerciais

O controle das metas e verbas de acordos comerciais, por sua vez, acontece em tempo real, registrando informações como:

  • Periodicidade (fechamento da meta)
  • Data de início e fim (vigência)
  • Filtro de produtos (referência)
  • Marcadores.

Compras Avulsas

O recurso de compras avulsas possibilita incluir compras no sistema manualmente. Esta função geralmente é utilizada quando um dos associados necessita de um produto avulso mas não precisa fazer um pedido grande, o que envolveria todos os associados. 

Classificados

Um ponto interessante da Plataforma de Gestão da Área Central é o sistema de classificados, que permite que uma loja venda seus produtos para outra loja da mesma rede. Basta divulgar os produtos para que os demais usuários que tiverem interesse façam suas ofertas. 

Cotações

Com as cotações o processo de orçar produtos com diferentes fornecedores se torna mais rápido. Tudo que o gestor precisa fazer é preencher a demanda e então enviar para o fornecedor preencher o valor de cada produto. 

Desta forma, o gestor consegue economizar mais tempo e ainda tem uma visão mais clara, organizada e estratégica dos melhores preços dos seus fornecedores.

Pedidos

Após a cotação, acontece a oficialização do fornecedor escolhido. Então a rede ou central pode enviar para os associados preencherem com suas demandas e enviar o pedido para o fornecedor. 

Este recurso da plataforma ainda traz uma análise detalhada da situação dos pedidos, informando quais estão pendentes, abertos, ainda não foram recebidos e por fim, os pedidos encerrados. 

Catálogos

Através de uma demanda é possível gerar um catálogo, ou seja, um pedido com fotos. Assim, a compra é individualizada, mas com uma negociação estabelecida pela rede ou central.

Gestão das lojas associadas e comunicação

Para gerir as lojas associadas, a plataforma apresenta um painel de indicadores com os dados dos associados, onde possibilita cruzar as informações e emitir relatórios. 

Outras funcionalidades voltadas à gestão são:

  • Registro de ocorrências positivas ou negativas ligadas aos fornecedores
  • Checklist que permite supervisionar as lojas, verificando se as exigências mínimas da rede são cumpridas pelo associado. O sistema também cria um ranking com a pontuação de cada loja
  • Programa de participação, que pontua o usuário conforme a utilização que ele faz do sistema. Esta é uma ótima maneira de incentivar o engajamento das pessoas envolvidas na rede
  • Pesquisa para realizar o levantamento de informações com os associados
  • Ferramenta de encartes, para que o gestor possa analisar e escolher quais produtos serão encartados e os fornecedores participantes. Além disso, no fechamento é possível ter uma estimativa de compra e de verba alcançada, e ainda permite a criação de um contrato para cada fornecedor com os parâmetros de propostas estabelecidos. 

Já para promover uma comunicação mais integrada e em tempo real, a plataforma conta com os recursos de agenda compartilhada, alertas de situações urgentes, compartilhamento de arquivos, mensagens na tela inicial do associado, sala de reuniões, fórum de discussão e votação virtual. 

Uma comunicação corporativa assertiva faz a diferença em qualquer tipo de modelo de negócio, mas é ainda mais fundamental quando se realiza a gestão de diversas lojas. 

Estas funcionalidades evitam que os associados fiquem desengajados e que informações importantes não sejam repassadas para o responsável, por exemplo. 

Monitor de Vendas

O Monitor de Vendas foi desenvolvido para fechar o ciclo de informações da rede, contribuindo para a gestão das informações de sell out e aumentando a eficiência operacional. Assim, a rede reúne dados dos dois extremos do negócio: compras e vendas. 

O módulo realiza o controle do que e quanto foi vendido para o consumidor final, sendo possível monitorar até mesmo o parcelamento das vendas. 

Trata-se de um painel de informações com indicadores, métodos de consultas, dados do processo e análises de resultados, além de uma fonte de dados em vendas para criação de gráficos e visões que se adaptam às suas necessidades.

Com este recurso de gestão de vendas você pode ter um panorama completo dos produtos, dos associados, e a participação em vendas de cada um. 

Conte com um controle financeiro mais assertivo

Conte com um controle financeiro mais assertivo

O módulo financeiro permite ao gestor um controle eficaz das contas da rede, contribuindo com a saúde financeira do negócio. 

O gestor pode cadastrar todas as contas que a rede possui, até mesmo o fundo de caixa local, além de categorizar por tipo de conta, como conta-corrente, poupança, aplicação, cartão de crédito, entre outros. 

Também é possível manter um controle dos lançamentos realizados, bloquear saldos, fazer transferências e compensações para os associados.

Outras ferramentas que otimizam a rotina do gestor e trazem mais assertividade no controle financeiro são os planos de contas, centro de custos, planejamento orçamentário e a remessa de boletos. 

Por fim, a plataforma apresenta a possibilidade de realizar conciliações bancárias. 

Relatórios completos para auxiliar na tomada de decisão

Completando as funcionalidades apresentadas até aqui, o módulo de relatórios aumenta consideravelmente o poder de análise do gestor, contribuindo em ações estratégias e tomadas de decisão.

Existem diversas possibilidades de emissão de relatórios dentro da Plataforma de Gestão da Área Central, mas entre as principais estão:

  • Acompanhamento de acordos comerciais por associado
  • Fidelidade de compras
  • Compras avulsas
  • Demandas por associado
  • Demonstrativos de resultados (DRE)
  • Previsão de caixa diário
  • Total de Compras – NF-e
  • Relatórios dos pedidos
  • Produtos mais comprados.

E então, você já imaginou sua rede contando com todos estes recursos para desempenhar uma gestão mais eficiente? Se você deseja saber mais sobre nossa plataforma e porque ela é ideal para a sua rede ou central, clique aqui!