Atualmente, existem estratégias empresariais que estão sendo usadas por várias empresas porque permitem bons negócios. Essa é uma realidade acessível e totalmente viável. Abaixo, descubra 3 vantagens das compras conjuntas para os sindicatos e saiba como elas podem tornar o grupo mais forte.

1 – Crescimento

A primeira das vantagens das compras conjuntas para os sindicatos tem a ver com o aumento do lucro e do valor de negócio. Sim, isso vale para esse tipo de grupo ainda mais quando se vê uma retomada da economia em vários setores.

A prática de fazer compras conjuntas de vários itens é inteligente porque gera descontos a partir do volume de compra que é feita. E o diferencial, nesse caso, é que ter um sindicato por trás aumenta a confiabilidade dos negócios que serão feitos.

No mercado, existem diferentes tipos de compras conjuntas que podem acontecer. Há quem fale em “pool de compras” ou em “compras coordenadas em escalas”. No fim, o que importa é notar que essa estratégia empresarial permite o crescimento do sindicato.

Inclusive, vale a pena conhecer a Acelerar. É um dos nossos serviços, aqui da Área Central.

Com ele, fazemos esse tipo de estruturação, inclusive, que podem ser usados

pelos sindicatos. Assim, a tomada de decisão é mais assertiva e visando o crescimento do grupo empresarial.[1] [2] 

2 – Estabilidade

A concentração dos esforços administrativos é outro benefício direto e valioso para todas as empresas quando se faz o uso de estruturas compartilhadas. As compras conjuntas permitem essa estabilidade para os sindicatos.

Mas, de que forma essa estabilidade acontece? Ou seja, como esse tipo de compra se torna segura e confiável? A principal justificativa é que o comprador poderá avaliar de maneira objetiva a proposta que foi recebida pelo sindicato.

Desse modo, com o sindicato fazendo a intermediação entre empresa e fornecedores, o processo se torna mais confiável para quem vende e também para quem compra. Logo, esse processo torna as negociações seguras.

O resultado é direto: ao longo do tempo, os fornecedores poderão fazer melhores ofertas e alimentar uma rede de decisões mais rápida e com melhor custo-benefício. Essa estabilidade, que também pode ser vista como facilidade para os beneficiários, têm que ser considerada.

3 – Redução de custos

Outra vantagem das compras conjuntas para os sindicados que é muito prática e funciona muito bem tem a ver com a redução de custos. É a ideia de “dividir para economizar”, que existe há muito tempo e tem se tornado cada vez mais importante para vencer as crises.

Curiosamente, saiba que esse é um termo que foi muito buscado na internet nos últimos meses, sendo: “como fazer a redução de custos administrativos para sindicatos”. Isso porque essas entidades de classe perderam parte da arrecadação devido à crise financeira.

Logo, reduzir custos se torna essencial para manter a saúde financeira do negócio. Nesse exemplo, a melhor saída é ter uma plataforma de gestão que tenha controle total sobre as compras, as vendas, o financeiro e tudo isso a partir de relatórios.

Aqui na Área Central também oferecemos esse serviço a partir de uma solução que nasceu com base nas Centrais de Negócios. Com isso, os sindicatos podem realizar todos os processos operacionais dentro de um único sistema e em tempo real.

Inclusive, existe um grupo que economizou mais de R$ 28 mil apenas na primeira compra conjunta que fez com a gente. Gostou? Conheça mais.

Para os sindicatos, vale a pena investir em compras conjuntas?

Com isso, fica claro que as compras conjuntas em sindicatos se tornaram uma nova modalidade econômica para ter um crescimento sustentável. Logo, conseguir adquirir itens e insumos com preços acessíveis é sempre um diferencial para todo tipo de negócio.

E não se pode deixar de lado os outros benefícios agregados quando se tem uma empresa focada e especializada em compras conjuntas. Por exemplo, a chance de fazer uma análise dos custos, do fluxo de caixa e otimizar todos os processos operacionais.

Na dúvida, entre em contato com a Área Central e descubra qual é a melhor solução para o seu sindicato.