Sabe aquela ideia simples de comprar produtos de qualidade e por valores acessíveis? Ela pode funcionar até mesmo para a sua empresa. Mas, só se você souber quais as melhores técnicas de compras para conseguir chegar nesse objetivo.

Os próximos tópicos serão para exemplificar algumas dessas estratégias que estão ligadas à gestão de compras das empresas, inclusive, dos pequenos negócios que buscam segurança e oportunidades para fazer as negociações.

As técnicas de compras para conseguir bons negócios

Antes de ver todas essas dicas, é importante saber que a negociação é vista como um dom de muitas pessoas. A maioria delas atua na área comercial de uma empresa. No entanto, o antigo “saber negociar” mudou bastante desde os últimos anos e desde as primeiras civilizações.

Não, não. A ideia não é fazer uma analogia histórica aqui. Só lembrar que muito mais do que saber pechinchar ou usar os seus gatilhos emocionais, hoje em dia é possível fazer tudo com razão, com métodos e usando técnicas.

Diante da pressão comercial que é comum em todo tipo de empresa, saiba que negociar é um conceito que ganhou novos significados. Se você pode avaliar o seu histórico de compras, fazer compras conjuntas e aproveitar as oportunidades do mercado, então, você aprendeu a comprar com eficiência. Abaixo, veja os detalhes de cada uma das técnicas para negociar os preços.

1 – Analisar histórico de compras do ano anterior

É comum que gestores e empresários pensem sempre nas vendas. Afinal, é ela que traz o lucro para o negócio. No entanto, não vai adiantar muito se sacrificar pelo lucro alto se você não der um passo para trás e avaliar o histórico de compras passado.

É esse tipo de estudo que vai permitir aos responsáveis pelas compras manter a margem do lucro ou gerar vantagens para o seu consumidor, como é o caso de zerar o frete, dar bônus e muitos outros diferenciais que podem ser gerados a partir de uma compra bem-feita.

Se você ainda não tem uma ferramenta que auxilie nesse tipo de análise, esse sim pode ser um problema para o seu negócio. Uma boa sugestão é conhecer a plataforma de gestão da Área Central. E há outras técnicas de compras que podem ser usadas também, continue lendo.

2 – Avaliar a possibilidade de fazer compras conjuntas

Apesar de ser uma ideia muito prática e que diz muito sobre o custo-benefício das compras, saiba que nem todo empreendedor considera a chance de fazer compras conjuntas. Essa é uma tática que está disponível para diversas áreas, como da construção, cooperativas, supermercados, vestuário, etc.

Mas, o que é a compra conjunta? É uma prática que permite conseguir descontos em negociações que são feitas em grande volume, em conjunto. A conta aqui é bem simples: se o volume negociado é maior, consequentemente, as chances de bons preços aumentam.

Para que essa ideia dê certo, o mais indicado é que se formem grupos ou associações. Assim, é possível ter um levantamento das compras que serão feitas, controlar o fluxo delas e até mesmo definir quais as que são mais relevantes para o grupo.

Olha o que a Ideal Supermercados falou sobre isso, ao publicar um comentário no nosso site: “A Rede Ideal está passando por transformações. Com a AC, começamos a perceber mais rentabilidade quando começamos a negociar em mais volumes”.

3 – Aproveitar as oportunidades da época

Mais uma das técnicas de compras que é possível considerar tem a ver com a época do ano. Só que isso vai levar em conta muito mais do seu mercado de atuação. Ainda assim, permite que se for possível você possa comprar em épocas de descontos e fazer a estocagem do produto.

Aproveitar as oportunidades da época também é uma boa ideia, ainda mais se você faz compras conjuntas porque permite comprar em quantidades maiores e em épocas quando os produtos ficam mais baratos, como quando estão “fora de época”.

A Rede Construir, que também é parceira da AC, comentou sobre essas oportunidades da seguinte forma: “Como uma rede de vários associados tem vários padrões diferentes, a AC nos ajuda a padronizar e realizar as consultas com os fornecedores”.

As tendências de compras para 2022

Além dessas técnicas de compras que podem ser usadas por você e pela sua empresa para conseguir os melhores negócios no início do ano, também é possível levar em conta alguns insights que consideram as tendências para 2022.

Por exemplo, você sabia que o consumidor do futuro pode dizer muito sobre as suas vendas? Essa expressão é usada para entender quem é esse novo consumidor, que tem hábitos e gostos que podem indicar muito a sua relação com ele.

Quer saber mais sobre isso? Recentemente, lançamos uma matéria falando sobre as “estratégias de compras mais incríveis para 2022”, relembre aqui.

Como praticar as técnicas de compras 

Se você está por trás de uma marca ou de um negócio e gostou dessas dicas, saiba que nós da Área Central somos uma startup que está ao seu lado. Surgimos no mercado como solução para tornar as empresas mais simples em verdadeiros negócios lucrativos.

E como é que fazemos isso? Temos clientes como os grupos associativos, as centrais de compras e as redes de negócios. Assim, podemos trabalhar junto com eles na gestão mais eficiente, como no caso das compras de início de ano.

Atualmente, temos 3 serviços diferentes para chegar a essas soluções. A Aceleradora é para impulsionar o mercado e fazer crescer os lucros. A plataforma de gestão é ótima para criar uma base de modelo de negócio que funcione. E tem a Acrescentar, que é uma plataforma de conhecimento, com cursos e treinamentos.

Você pode conhecer cada um dos nossos serviços de forma mais detalhada no site.