Começamos este artigo com um fato: pequenos, médios e grandes negócios, ao longo de suas trajetórias, irão passar por desafios. Com o associativismo empresarial, que é uma forma de unir forças coletivas, muitas dores são trabalhadas em conjunto, mas nem por isso, elas deixam de existir. 

A questão é encontrar formas para lidar com os obstáculos e seguir em frente.

Nesse sentido, uma maneira atrativa para muitos pode estar no processo de aceleração, responsável por gerar diversas vantagens e fortalecer o mercado. Sobretudo, para os empreendimentos menores, os benefícios são muitos, podendo auxiliar no crescimento escalável.

Essa já é uma realidade buscada por quem tem visão e deseja encurtar o caminho para o sucesso. Como? Através de clareza, planejamento, compartilhamento de ideias e foco nos objetivos. Já pensou então em colher os frutos de contar com uma aceleradora que pode te auxiliar na prática?

Neste conteúdo, você entenderá mais sobre esse assunto, para que você mesmo decida se vale a pena ou não um processo de aceleração, conforme o seu momento. Continue a leitura e foque no que realmente importa!

Quais são os benefícios do processo ao associativismo empresarial?

O associativismo empresarial é um modelo de colaboração que permite a atuação de um grupo com interesses em comum. Esse modelo pode ser alavancado com o apoio do processo de aceleração, gerando vantagens competitivas. Confira as vantagens!

1 Implantação de uma metodologia de compras conjuntas

Implantar uma metodologia de compras conjuntas é certamente um ponto positivo e que exige alinhamento entre as pessoas. Afinal, o sucesso desta ação requer antes uma boa preparação. 

Assim, sabemos da necessidade de se reinventar e oferecer cada vez mais benefícios aos associados, agregando contínuo valor a esse tipo de modelo de negócio. 

Ao focar na realização de compras em conjunto, é possível adquirir vantagens através do programa de aceleração que contribui, de maneira coerente, com direcionamentos. 

Isso sem pular etapas e com orientações condizentes com o mercado, ajudando gestores a entenderem o mercado que atuam, com mínimo de perda e o máximo de ganhos.

2 Capacitação do gestor

Outro fator muito interessante para o associativismo empresarial se refere à capacitação do gestor, que pode trocar informações, compartilhar histórias, medos e pequenas realizações. Isto é, há um senso de equipe claro, fundamental na atuação em grupo.

O fato é que a capacidade de obter melhores resultados nos negócios, está diretamente ligada à capacidade dos profissionais envolvidos no negócio. Por isso, a Acelerar não apenas investe em alavancar negócios, mas também na evolução das pessoas/profissionais que fazem parte do projeto.

Nesse sentido, um dos processos vigentes se refere, justamente, à preparação do gestor, isto é, a pessoa responsável e que estará à frente das compras e negociações, preparando-a para enfrentar os desafios de forma estratégica. 

3 Captação e organização das informações com a inteligência de compras

Um dos desafios do associativismo empresarial tange ao controle das informações. Isso porque, as informações em grupo são muitas e acabam por se perder, não tendo um controle definido. 

Isso atrapalha em momentos decisivos do negócio, já que os dados ajudam a entender o cenário com mais precisão e, assim, contribuem para elaborar estratégias.

Ao ter o apoio de uma aceleradora, isso muda, pois há o direcionamento para tomadas de decisão mais assertivas, ajudando até mesmo nos processos operacionais. 

Dito isto, um dos pilares da Acelerar é a tecnologia e, acreditamos que nada melhor do que a clareza de informações para ajudar no direcionamento dos negócios. 

Ao utilizar a Plataforma de Gestão da Área Central na captação de dados, monitorando a performance de cada associado, o grupo conseguirá entender o perfil dos seus membros, o consumo de cada um e potenciais fornecedores, tendo uma visão macro do negócio associativo. 

A partir de informações relevantes, haverá um maior preparo para as próximas etapas do programa, possibilitando uma execução mais segura e eficiente.

4 Melhora no envolvimento e engajamento dos associados

“A união faz a força” é um ditado que faz todo sentido neste modelo de negócio. Com o processo de aceleração, fica viável somar forças para a resolução de problemas, que, por vezes, parecem impossíveis de serem resolvidos.

Deste modo, é altamente valoroso contar com a experiência de profissionais capacitados para elevar o nível do seu empreendimento e melhorar o envolvimento e engajamento dos colaboradores. Isso ocorre, inclusive, com a identificação de “pedras no trajeto” dos demais associados.

É essencial trabalhar constantemente a cultura associativista até para entender exatamente o que está acontecendo e o que impede a sua evolução, para assim, agir rumo à mudança necessária.

5 Maior performance nas negociações

Mais um aspecto positivo a ser considerado se deve à performance nas negociações, já que ao estruturar adequadamente as compras do grupo, menores são as chances de erros na execução, aumentando os resultados positivos.

Além disso, é possível mapear ações que estejam gerando gastos desnecessários, melhorando o controle do orçamento e permitindo mudanças relacionadas às negociações.

Um ponto interessante é unir a expertise do mentor com a metodologia aplicada, somada à tecnologia, que proporcionará uma visão ampla para entender se está perto ou longe dos resultados almejados nas negociações. 

6 Obtenção dos resultados financeiros em curto prazo

Esse modelo de negócio e trabalho em grupo também é atrativo pela obtenção dos resultados financeiros em curto prazo, que estão sempre sendo mensurados para o alinhamento e geração de estratégias inteligentes.

Esse certamente é um dos aspectos mais relevantes e motivadores para aderir às compras conjuntas, obtendo ganhos reais num espaço de tempo reduzido.

Com o programa de aceleração, com duração de 6 meses, você adquire a etapa de logística e construção do projeto prontamente, em uma metodologia exclusiva. 

Caso tal caminho fosse feito por conta própria, estima-se que levaria uma média de até 2 anos, por ter que preparar diferentes ações com um conhecimento pouco aprofundado.

7 Acompanhamento full-time de um mentor

Por fim, o que todo mundo almeja: crescer no setor, na sua área de atuação, o que se viabiliza com o acompanhamento full-time de um mentor. 

Temos o intuito de ser consultivo aos nossos clientes, deixando claro que eles podem contar com quem é referência no mercado, o que se comprova pelo sucesso da Acelerar e da sua importância ao fomentar ainda mais o modelo de negócio das Centrais de Compras.

O que ficou claro para nós, ao longo da nossa trajetória, é que contar com um especialista  para o direcionamento e orientação eficiente, contribui para a qualidade das execuções. Além disso, gera conforto e segurança aos gestores e associados no que tange à adesão do projeto.

E então?

Como vimos neste artigo, o processo de aceleração aplicado ao associativismo empresarial é capaz de gerar diversos benefícios. Para que isso se viabilize, o fundamental é ter pessoas dispostas a aprender e vivenciar energicamente o desenvolvimento.

Ao longo da leitura, você acessou vantagens como a implantação de uma metodologia de compras conjuntas, capacitação do gestor, captação e organização das informações com a inteligência de compras e muitos outros pontos.

Entendido toda a relevância do processo de aceleração, se você quer transformar o seu negócio com compras conjuntas, entendendo na prática o que é primordial para compras mais competitivas e uma gestão em crescimento, clique abaixo e se cadastre para nosso time de especialistas entrar em contato com você.