Sabemos que errar é humano, mas alguns equívocos podem afetar diretamente as negociações da rede, mesmo que eles tenham sido causados com as melhores das intenções.

Hoje, gestores trabalham diariamente sob pressão dos associados que querem as mais vantajosas compras de produtos. Para isso, profissionais que estão na linha de frente das negociações precisam ter “cartas na manga” para atender estas expectativas.

E estas “cartas” são adquiridas por quem busca colocar o conhecimento em prática. Por isso, hoje vamos falar sobre os principais erros que podem prejudicar as suas negociações da rede.

Queremos que você supere e solucione cada um deles, caso estejam presentes no seu dia a dia de gestão. E se seu trabalho está livre destes erros, acompanhe as informações para preveni-los caso apareçam!

Por que podem estar ocorrendo erros nas negociações da rede?

São muitos os fatores que impactam diretamente nesta etapa da gestão. Para começar, é necessário se preparar, já que muitos gestores priorizam outros pontos de trabalho e esquecem de focar no desenvolvimento das estratégias.

Logo caem no “comodismo” de acreditarem que a forma como estão trabalhando desde sempre é a mais efetiva.

Entretanto, o mundo está em constante atualização, assim como o mercado. Neste sentido, a competitividade é crescente. Para não perder oportunidades, invista em conhecimento e aplique nas negociações da rede.

E, para se preparar para isso, você precisa de tempo, não é mesmo? Então, também compreendemos que sua rotina é totalmente cronometrada. Ou seja, falta tempo para você realizar e se dedicar às negociações da rede de forma tão assertiva quanto gostaria em algumas ocasiões.

Sendo assim, os contatos são acelerados e nem sempre permitem você avançar para pontos de discussão que refletem em melhores resultados ao atender as demandas dos associados.

Por isso, é importante se planejar para realizar uma negociação eficiente. Desta forma, a Rede ou Central só tem a ganhar com o seu trabalho. Agora, vamos às soluções para os erros mais comuns?

Evite estes 5 erros!

Listamos aqui os 5 principais erros que você pode estar cometendo nas negociações da rede. Para, assim, melhorar sua visualização sobre suas ações e evitá-los no dia a dia da gestão!

Erro 1: ignorar o histórico de compras

Se você não souber o que deu certo e errado no passado, como vai conseguir acertar no futuro?

Não deixe de conferir este histórico antes de qualquer negociação da rede. Você saberá quais preços são vantajosos neste momento e como estavam sendo efetivadas as negociações até então.

Erro 2: não fazer concessões

Você quer alcançar metas, orçamentos e objetivos, assim como seus fornecedores. Então, não adianta pensar que a negociação será vantajosa somente para você.

Isso envolve as duas partes, logo, avalie qual é a hora certa e situação em que você pode “abrir mão” de algumas exigências, sem perder muito com isso.

Erro 3: perder o controle das emoções

Muito se fala sobre inteligência emocional atualmente. E isso envolve as negociações da Rede ou Central também. Isso porque, o profissionalismo e seriedade devem ser mantidos neste processo. A falta de segurança, raiva ou ansiedade podem atrapalhar o pensamento crítico e, assim, prejudicar suas estratégias rumo à lucratividade.

E este é um conselho não só para estas situações, como para todas da vida!

Erro 4: preguiça de pesquisar

É importante saber tudo sobre quem está negociando com você. Então, utilize a tecnologia a seu favor e consulte todos os dados que precisa sobre o fornecedor.

Sua boa procedência reflete diretamente na qualidade da negociação. Então, busque referências antes de fechar qualquer contratação.

Erro 5: não atualizar o fluxo de informações

O seu controle sobre a negociação depende das informações que você tem em mãos para a tomada de decisão. Por isso, vale a pena investir em tecnologias que contribuam para você registrar e acessar tudo o que precisa com máxima agilidade.

Assim, poderá realizar compras a partir de dados precisos e corretos, graças a um fluxo de informações claro e organizado. Isso facilita alcançar os melhores valores, prazos e resultados.

Realize boas negociações com uma plataforma de gestão!

Trouxemos aqui muitas soluções que farão a diferença na sua gestão a partir de agora. Mas, se você deseja explorar ainda mais cada uma destas situações e aprender como resolvê-las, temos mais conteúdo a compartilhar!

Criamos o infográfico “5 passos simples para evitar negociações ruins”, para você baixar gratuitamente. Com ele, você vai aprender a lidar com os erros e fechar bons acordos de forma assertiva!

E para manter estes cinco erros e muitos outros longe das negociações da rede, temos mais um importante conselho: invista agora em uma plataforma de gestão eficiente!

Nós já apresentamos aqui no blog como uma plataforma de gestão pode contribuir com a negociação com fornecedores. Mas, é sempre bom lembrar que estas funcionalidades foram criadas para atender as necessidades específicas de Redes e Centrais de Negócios.

Por isso, a Plataforma de Gestão Área Central contribui com a organização e o rápido acesso de informações como cadastros dos associados, fornecedores e usuários.

Tudo isso é reunido em um único local, onde é possível acompanhar compras e vendas, realizar pedidos, fazer cotações, acordos comerciais e ainda o gerenciamento das compras em grupo.

Para descobrir esses e outros recursos que podem contribuir para a eficácia na gestão da sua Rede ou Central, clique abaixo e solicite uma demonstração gratuita da Plataforma de Gestão Área Central!

Solicite uma demonstração